1ª Mostra Cultural João Bananeira: espetáculo “Vitor ou Vitrola” leva humor para o palco do Frei Civitella
Por Heberton Silva
Fotos Claudio Postay
Uma sátira de humor a respeito do envolvimento do homem com a tecnologia, representada por um rádio de cenário e uma vitrola falantes, que roubam a cena. Este é o espetáculo “Vitor ou Vitrola”, do grupo HB Produção de Cultura e Teatro que, nesta quinta-feira (25) fez a alegria dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stelida Dias, e dos idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). A peça foi apresentada no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, e faz parte da programação da 1ª Mostra Cultural João Bananeira.
A peça “Vitor ou Vitrola” foi criada em 1988. De lá para cá, são quase 36 anos de apresentação do monólogo, que já arrancou muitas risadas dos espectadores. O teatro é formado pelos atores Ricardo Amaro e Hudson Braga, que interagem com o público em certos momentos do espetáculo, que mistura mímica, expressões corporais e lições educativas. Eles são de Cariacica.
“É possível, sim, fazer as pessoas rirem e levar cultura há muitos anos. Temos orgulho de construir essa história que começou lá na década de 1980. Para nós, é uma alegria muito grande proporcionar emoções e sentimentos ao público”, disse o ator Hudson Braga, que tem mais de 40 anos de carreira.
Na plateia, estava a técnica em segurança do trabalho Maura Mendonça Salgado, 54 anos, que estava acompanhada do marido, o funcionário público Geraldo Marcolino, de 72. É a primeira vez que o casal visita o Frei Civitella. “Adorei o espaço! Bem acolhedor. E a peça é muito boa, faz a gente refletir sobre o nosso cotidiano. Voltarei mais vezes”, afirmou.
Outras atrações
A programação da 1ª Mostra Cultural João Bananeira segue com apresentação de circo nesta sexta-feira (26), além de contação de história pelo artista e dançarino Alfredo Godô. À tarde, a partir das 14 horas, tem apresentação de banda de fanfarra, mais apresentações circenses e o grupo de dança Uma Vida por Amor. Fechando a programação, o grupo Motim de Teatro apresenta a peça “O Criminoso”.
Todos os participantes foram contemplados no edital Especial da Lei João Bananeira 2023. A mostra da Prefeitura de Cariacica é realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e está contemplada no programa de Coinvestimento Fundo a Fundo, do Governo do Estado.
Fonte: Site da PMC