1ª Mostra Cultural João Bananeira: idosos que frequentam o CCPI de Jardim América prestigiam bandas de congo
Por Heberton Silva, postado em 24/04/2024
Fotos Claudio Postay
Um grupo com 60 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América tiveram uma quarta-feira diferente: eles acompanharam a história do João Bananeira, com direito a um show com as bandas de congo de Cariacica.
A atração faz parte da 1ª Mostra Cultural João Bananeira, que acontece no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Até sábado (27), o centro cultural contará com exposições fotográficas, apresentações de balé, congo, capoeira, entre outras expressões artísticas. A entrada é franca.
A manhã começou com contação de história sobre como surgiu o João Bananeira, pelo dançarino e artista Alfredo Godô, que citou desde o início da criação do personagem, com as vestes características, além de interagir com o público. Em seguida, se apresentaram as bandas de congo Santa Izabel; Unidos de Boa Vista; São Benedito de Boa Vista; São Benedito de Piranema; Banda da Apae, e todos caíram na dança.
A aposentada Rosanilda Fontana Duarte, de 79 anos, mora em Jardim América e participa do CCPI há um ano. Ela até levou o próprio pandeiro para interagir com as apresentações. “Eu não conhecia a história e fiquei encantada com o que eu vi e ouvi. Nossa cultura precisa ser sempre valorizada”, afirmou.
“O contato da pessoa idosa com a cultura de Cariacica é muito precioso, pois, além de eles terem um dia diferente das atividades que são desenvolvidas no CCPI, é um conhecimento extra, uma bagagem cultural que nunca vai se perder na memória”, complementou a coordenadora do CCPI, Carla Resende.
Outras atrações
A programação continua às 15 horas com apresentação de balé clássico. À noite, 19 horas, acontece apresentação de capoeira por Alessandra dos Santos, a “Mestra Baixinha”.
Na quarta (25), o grupo HB Produção de Cultura e Teatro apresenta a peça “Vitor ou Vitrola”. Às 19 horas tem apresentação de capoeira pelo Mestre Lindomar.
Todos os participantes foram contemplados no edital Especial da Lei João Bananeira 2023. A mostra da Prefeitura de Cariacica é realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e está contemplada no programa de Coinvestimento Fundo a Fundo, do Governo do Estado.