Texto: Vera Ferraço
Foto: Adessandro Reis
 

Com o objetivo de nortear as ações estratégicas de 2024, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Planejamento, promoveu, na segunda-feira (05), o evento “Conexão Gestão VV: Integrando Orçamento e Eficiência”. O encontro ressaltou a importância do acompanhamento cada vez mais sistemático de todas as etapas dos processos para a efetivação dos resultados em prol da sociedade.
 
O evento contou com as presenças do prefeito Arnaldinho Borgo, secretários municipais, subsecretários administrativos e gerentes administrativo, orçamentário e financeiro, reunindo cerca de 70 participantes. 
 
A Secretaria de Planejamento tem como missão coordenar a estratégia e metodologia de gestão dos programas e projetos estruturantes, estratégicos e prioritários do governo municipal, bem como fortalecer ainda mais o setor de captação de recursos para potencializar os investimentos que estão ajudando a melhorar a qualidade de vida dos moradores e a promover o desenvolvimento econômico sustentável em Vila Velha.
 
O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou a importância do planejamento estratégico e do aprimoramento constante da equipe, principalmente dos gerentes administrativo, orçamentário e financeiro (Gaof), para a implementação de políticas públicas de qualidade em benefício da população.
 
“A capacitação contínua é o caminho para o aprimoramento. Vila Velha é uma cidade com muitos desafios, mas pouco dinheiro para superá-los. O município, com a ajuda de todos vocês, está fazendo muito com menos. Para este ano, é necessário ter um controle efetivo muito maior dos gastos, principalmente no custeio. O município está fazendo investimentos em infraestrutura que vão aumentar o custeio. Mas são investimentos que a cidade precisa e espera há mais de 20 anos, a exemplo das sete Unidades Básicas de Saúde que vamos inaugurar. Hoje tem que ter um controle fiscal muito forte, mais ainda do que a gente já vem fazendo, para que o município consiga entregar o que a sociedade deseja”, disse o prefeito.
 
Economicidade
O secretário municipal de Planejamento, Cael Linhalis, ao dar início aos trabalhos, destacou a necessidade da atuação cada vez mais eficiente, primando também pela economicidade, para o melhor desempenho das atividades. Ressaltou ainda a importância do acompanhamento sistemático de todo o processo para a efetivação dos resultados.
 
“A sociedade canela-verde espera mais da gestão pública porque passou a confiar mais nas ações e entregas da administração. E isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Quanto maior a expectativa em relação à gestão, maior a necessidade de alinhamento de padrões, de buscar a uniformidade, de se organizar e de se planejar. Nosso propósito é ter uma gestão ainda mais detalhada e qualificada de todos os processos para reduzir o custeio e realizar mais entregas, sempre com foco em levar mais dignidade e qualidade de vida para a população”, afirmou Cael.

No encontro, que começou às 9h e terminou às 17 horas, foram abordados temas com foco na integração para o melhor desempenho da gestão pública. Pela manhã, os temas debatidos foram Planejamento Estratégico e Orçamentário; Políticas, Processos e Práticas nas Contratações; e Planejamento, Execução e Controle Orçamentário.
 
No período da tarde, os assuntos abordados foram: Eficiência na Gestão e Fiscalização de Contratos – da Estruturação Organizacional às Boas Práticas; Processo de Pagamento; Orçamento Geral da Prefeitura de Vila Velha, Emendas Parlamentares, Convênios e Instrumentos de Repasse; Desafios sob a Perspectiva Orçamentária, com palestra ministrada pela subsecretária de Estado de Orçamento do Espírito Santo, Juliani Nunes Campos Johanson; e Integração do Orçamento e o Essencial Papel da Alta Gestão, com palestra do prefeito Arnaldinho Borgo

Categorias

jornalresgate