
FAMÍLIA É CONDENADA A PRISÃO POR MALTRATAR ANIMAIS EM UM DOS CASOS MAIS CHOCANTES INVESTIGADOS PELA CPI

A justiça condenou pai, mãe e filha a 3 anos e 10 meses de prisão pela morte de 11 animais que estavam dentro do chamado “apartamento da morte”.
Pai, mãe e filha também vão pagar multa e estão proibidos de ter a guarda de animais pelo mesmo prazo da pena, além de outras sanções judiciais.
Esse caso estarrecedor foi descoberto em janeiro de 2021. Vizinhos do apartamento, no Centro de Vila Velha, fizeram a denúncia de muito mal cheiro. A equipe da CPI e a Guarda Municipal encontram local uma verdadeira cena de terror: 5 gatos e 6 cachorros mortos em meio a muita sujeira, lixo, fezes, urina… O ex síndico disse em depoimento, que os animais ficaram mais de um mês fechados no imóvel, sem assistência.
A família também era proprietária do abrigo “Au-Au Carente”, em Carapebus, na Serra, e no local , 36 animais foram recolhidos. A casa onde funcionava o abrigo estava insalubre, com muito mato, lixo, fezes por toda parte. Os animais recolhidos foram chipados, e ficaram aos cuidados da Prefeitura da Serra.
O abrigo “Au-Au Carente” pertencia ao casal Lívia Guimarães e José Délio Barcellos Neto e recebia doações para manutenção do local. Segundo a defesa, os dois pediram para que a filha, Bianca Guimarães Barcellos, ficasse com alguns animais no apartamento dela. Foi no local que o cenário de trágico de 11 mortes foi encontrado. Ela alegou que não suportava ficar no local, abandonou tudo e passou a usar drogas.
Durante as investigações houve denúncias de que os suspeitos pediam doação em vaquinha on-line para o abrigo e o dinheiro não era usado para os cuidados com os animais. Mas sobre o crime de estelionato, eles foram absolvidos.
“Esse foi um dos casos mais revoltantes que investigamos aqui na CPI. Vimos de perto cenas estarrecedoras. Interrogamos os envolvidos e não descansamos até ver a Justiça. Vamos continuar firmes na luta para que as pessoas entendam que maltratar animais é crime e dá cadeia”, afirma a deputada estadual Janete de Sá, presidente da CPI de Maus-Tratos contra os Animais.
Naira Scardua
Assessoria de Comunicação
Janete de Sá
Deputada Estadual
Gabinete: (27) 3382-3552
Av. Américo Buaiz 205, Gabinete 601
Enseada do Suá
Vitória / ES
29050-950
Relacionado
Categorias Social