​Conferência quer fortalecer inclusão de Pessoas Com Deficiência

​Conferência quer fortalecer inclusão de Pessoas Com Deficiência.

.
Texto: Anderson Neto
Foto: Adessandro Reis
 

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha realizou nesta sexta-feira (16/02) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. O evento aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Idoso de Cocal, anexo ao Parque Urbano de Cocal, com o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas Com Deficiência”.

Segundo o Censo 2022, o Brasil tem 19 milhões de pessoas com deficiência, enquanto no Espírito Santo esse número chega a 360 mil. De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, a Conferência é o primeiro passo para a reestruturação do Conselho Municipal.

“Nosso desafio maior é montar uma comissão mista, formada pela sociedade civil, para buscar, junto aos atores sociais, o fortalecimento de políticas plenas para enfrentar os desafios pelos quais passam as pessoas com deficiência, seus familiares e tutores”, explicou Letícia Goldner.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marquinhos da Moradia, concorda com a secretária e ressaltou a importância da Conferência. “Precisamos nos informar sobre o que o município tem feito por nós. É muito importante colocarmos aqui os nossos problemas, como a criação e fortalecimento dos conselhos municipais no nosso Estado”, afirmou.

Para Rosilda Maria Dias, que trabalha como indexadora de processos, o evento chega para dar luz à luta constante das pessoas com deficiência: a valorização. “Através de movimentos, como essa Conferência, estamos conseguindo ter dignidade e ser tratados como pessoas, independente da nossa condição. Isso faz toda a diferença”, finalizou.

Dentre as discussões da Conferência Municipal estão as estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantir o acesso delas às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade; e os desafios para a comunicação universal.

Categorias

jornalresgate