​Reunião de regularização fundiária conta com 1,2 mil moradores de Barramares

Texto: Vera Ferraço
Foto: Edie Hallen
 

A regularização fundiária de interesse social segue avançando em Barramares. Na noite desta terça-feira (18), cerca de 1.200 pessoas do bairro participaram da segunda assembleia do Programa de Regularização Fundiária Urbana de Vila Velha (Reurb VV) na comunidade, que detalhou o trabalho desenvolvido até agora e apresentou a próxima etapa a ser executada para garantir aos moradores que construíram em áreas informais a titularidade dos imóveis, levando mais dignidade, segurança jurídica e qualidade de vida à população.
 
Até o momento, 1.200 lotes do bairro já tiveram a medição das áreas e das edificações concluídas, no processo de levantamento topográfico, que conta com ajuda de drones. Em Barramares, a estimativa da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), é que 3.500 famílias se enquadrem nos critérios de regularização fundiária de interesse social. No bairro, o serviço está sendo executado pela empresa HF Topografia.
 
Somente após a finalização da etapa de levantamento topográfico, assistentes sociais, devidamente identificados e uniformizados, visitarão os imóveis para fazer o cadastro socioeconômico dos moradores e a coleta de documentos. Fase fundamental de todo o processo para que o morador possa regularizar seu imóvel. As visitas técnicas para o cadastramento socioeconômico estão previstas para começar na primeira quinzena de agosto.
 
Antes dessa nova etapa, entretanto, a empresa HF Topografia vai inaugurar o escritório de campo para que os moradores do bairro possam esclarecer eventuais dúvidas e buscar maiores informações. A inauguração está prevista para o próximo dia 22 de julho, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Amaral Peixoto, nº 212, em Barramares.
 
Investimentos

Durante a segunda assembleia do Reurb VV, realizada na UMEF Dijayro Gonçalves Lima, o prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou a importância da regularização fundiária e lembrou diversos investimentos feitos pelo município em Barramares, reforçando ainda que 32 ruas do bairro serão pavimentadas após a conclusão das obras de drenagem das avenidas Transamazônica e Primavera, que vão canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo e dele para o mar, minimizando alagamentos e aumentando a qualidade de vida da população.
 
Morador de Barramares há 27 anos, Roque de Jesus Silva participou do encontro e resumiu a importância de a população do bairro conseguir a tão sonhada titularidade dos imóveis. “Há muitos anos esperávamos essa oportunidade. Agora chegou e estamos com essa esperança de receber nossas escrituras. Isso traz melhorias para o bairro e a valorização dos imóveis”, afirmou.
 
Patrícia Moraes Duarte Santos, que há 23 anos reside no bairro, também elogiou a atuação do município. “Estamos muito felizes. Isso é mais qualidade de vida para os moradores. Por não ter esse documento, enfrentamos dificuldades. Com a regularização será bem mais fácil estar empreendendo. Se a gente quiser fazer até grandes negócios, vai ser melhor porque teremos a valorização maior do nosso imóvel”, disse.
 
Sem custo


A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Adriana Peixoto Miguel, informou que 40% do cadastramento topográfico dos lotes do bairro já foi concluído e ressaltou que a próxima etapa do programa, a do cadastro socioeconômico dos moradores e a coleta de documentos, é essencial para que o morador possa regularizar seu imóvel.
 
Ela reforçou também que todo o processo do Reurb VV é realizado de graça, sem custo para o munícipe que se enquadra nos requisitos da lei de regularização fundiária de interesse social.
 
A regularização fundiária no município tem como base as áreas prioritárias apontadas no Zoneamento Urbano, conforme o Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha. A Semdu estima que mais de 12 mil famílias devem ser contempladas em seis bairros da Região 5. O investimento total do município é de R$ 10 milhões.
 
As próximas assembleias do Reurb VV serão realizadas nos bairros Ulisses Guimarães, Morada da Barra e Cidade da Barra, conforme cronograma já definido pelo município.
 
Confira o cronograma das próximas assembleias do Reurb VV:
 
– Ulisses Guimarães: 24/06/2024, segunda-feira, às 18h30, na UMEI Professora Geralda Lúcia Barbosa Magevski (Rua Oiti, em frente ao Parque Linear de Ulisses Guimarães)
 
– Morada da Barra: 01/07/2024, segunda-feira, às 18h30, na UMEF Deputado Paulo Sérgio Borges (Estrada Ayrton Sena da Silva, s/nº, Morada da Barra)
 
– Cidade da Barra: 02/07/2024, terça-feira, às 18h30, na UMEF Alger Ribeiro Bossois (Rua Mário de Andrade, s/nº, Cidade da Barra)

Categorias

jornalresgate