Serra se destaca como habitat de inovação no Espírito Santo
Ases lança programa de apoio à inovação para associados em café de negócios na manhã desta quarta-feira (10)
Quando falamos em inovação nas empresas, é sempre imaginado que seja necessário o investimento em máquinas e altas tecnologias, mas na verdade o conceito de inovação vai muito além, pois inovar nos processos empresariais envolve mudar a forma de pensar e de realizar as entregas aos clientes, com menor custo. Pensando nisso, a Associação dos Empresários da Serra (Ases) desenvolveu o Programa Impulso, que tem por objetivo auxiliar os associados buscando, de forma conjunta, soluções inovadoras para os problemas cotidianos.
O programa anunciado na manhã desta quarta-feira (10), durante a realização da 217ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Ases, está em fase de implantação. Nesta primeira etapa estão sendo mapeados os principais problemas e soluções de cada empresa. Com isso, será gerado para o mercado uma inteligência para a detecção das dores de cada um e também apontados os caminhos para as soluções mais adequadas.
Para o conselheiro fiscal da Ases e CEO da Azys Inovação, Denis Ferrari, que apresentou o programa, esta iniciativa é fundamental para ajudar os pequenos empresários, que são a base da economia brasileira, a entender e praticar a inovação de forma mais simples e prática possível, dentro de sua realidade. “Há um ano começamos a desenhar esse programa e vimos que muitos empresários ainda não têm total conhecimento do que é inovação. Por isso criamos essa parceria entre a Ases e a Asys Inovação,” explica Denis.
Após este mapeamento serão feitas entrevistas com os empresários participantes e por fim um treinamento onde serão apresentadas as soluções e ferramentas técnicas práticas para solucionar os problemas apresentados que as empresas poderão implementar em suas rotinas diárias.
“O cenário da Serra é muito favorável para a inovação basicamente porque hoje existe uma conjunção de atores incentivando e facilitando essa jornada”, afirma Denis, que lembrou ainda que no município hoje estão atuando, a fim de garantir esse perfil inovador, o poder público, através dos Governos Estadual e Municipal, as academias e a iniciativa privada.
O presidente da Ases, Fabio Junger, lembrou que a Serra é uma grande potência econômica do Estado, e que possui o maior PIB do Espírito Santo. Por isso é fundamental que as empresas se desenvolvam através da inovação para garantir o seu crescimento ao longo dos anos, aprimorando seus serviços de forma eficiente e moderna.
O encontro contou a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Bruno Lamas, que salientou que a inovação é um pilar prioritário no planejamento estratégico do Governo do Estado. “Através da Secti, temos inúmeros programas de qualificação e inovação acontecendo em nosso estado, em diversas áreas. A Serra hoje é um importante ecossistema de inovação e nós estamos aqui, através do projeto Inova Serra para protagonizar essa história. E nosso objetivo é colocar o Espírito Santo entre os cinco estados mais inovadores do Brasil,” cita Bruno.
O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra (Seicit) Pedro Henrique Trindade, lembrou que o Inova Serra surgiu de uma ideia da Ases, através de uma provocação a academia e ao poder público e assim nasceu esse programa de aceleração a inovação local, que conta hoje com inúmeras entidades públicas e privadas que aportam e respaldam essa iniciativa.
Renata Salgueiro