Setor de serviços capixaba cresce cinco vezes mais que a média brasileira em um ano

Crédito: Jove Fagundes

Análise do Connect Fecomércio-ES avaliou o volume de atividades do segmento de julho de 2023 a julho de 2024

O setor de serviços do Espírito Santo está aquecido e batendo recordes: em um ano (de julho de 2023 a julho de 2024), o segmento cresceu 5,4 vezes mais que a média brasileira. O aumento acumulado nesses 12 meses foi de 4,9% no estado, sendo que no país foi de 0,9%. Outro dado que chama a atenção é que a variação do volume de serviços foi a maior da última década – sendo 103,8% em 2014 e 115% em 2024.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao comparar o crescimento acumulado de janeiro a julho deste ano com o mesmo período do ano passado, o Espírito Santo teve 5,3% a mais de atividades do setor. Já se a comparação for sobre a movimentação de julho de 2023 e de julho deste ano, a evolução observada é de 8,7%, melhoria acima da média do Brasil (4,3%) e do Sudeste (6,1%).

De acordo com a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, essa variação interanual capixaba de 8,7% reforça a tendência de crescimento do setor de serviços para o mês de julho. Desde a queda observada no início da pandemia da covid-19, em 2020, o segmento tem apresentado variações positivas consecutivas, ressaltando o bom desempenho do setor nos últimos quatro anos.

“O Espírito Santo também surpreende e se mantém entre os cinco estados brasileiros com os melhores desempenhos no que tange ao crescimento da movimentação na comparação de julho de 2023 e julho de 2024 (5º lugar), além da variação acumulada neste ano (3º maior) e da variação acumulada em 12 meses (5º)”, comparou Ana Carolina Júlio.

Ao analisar os dados dos grupos de serviços que mais cresceram, verifica-se que foram as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com aumento de 15% ao se comparar julho de 2023 e o mesmo mês de 2024.

Comparação mensal

A pesquisa, divulgada pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, apontou ainda que, quando as atividades do setor de serviços de julho foram comparadas com junho, houve uma queda de 2,3% na movimentação. “Mas isso não inviabiliza os bons resultados acumulados nos últimos meses. Mais serviços gera mais renda, emprego e desenvolvimento para o capixaba”, ressaltou a coordenadora.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site da Fecomércio-ES, na seção Connect: https://fecomercio-es.com.br/pesquisas/.

Estabilidade no varejo capixaba

Levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, mostrou que o comércio varejista no Espírito Santo apresentou estabilidade, com leve retração de 0,4% na transição entre junho e julho deste ano. No âmbito nacional, o setor também se manteve estável, registrando leve crescimento 0,6% no mesmo período. A análise aponta como “varejista” bens essenciais como alimentos e remédios.

O resultado interanual do comércio varejista capixaba foi 4,6% menor, ao comparar julho deste ano e julho de 2023, enquanto o nacional cresceu 4,4%. Ao avaliar o acumulado deste ano, o Espírito Santo também apresentou retração leve de 0,4%, enquanto o Brasil segue em alta, fechando julho com 5,1%.

No comércio ampliado, que inclui outros produtos como veículos e materiais de construção, o Espírito Santo registrou uma retração de 1,1% em relação ao mês anterior, enquanto, no comparativo anual, apresentou um crescimento de 2,4%.

No cenário nacional, o Brasil permaneceu estável, com um aumento de 0,1% na passagem do mês e um crescimento anual de 7,2%. Nos acumulados do ano até julho, o Espírito Santo teve um avanço de 1%, enquanto o Brasil alcançou 4,7%.

“Apesar das quedas do comércio capixaba neste ano, ao avaliar os dados por segmento, quatro grupos tiveram crescimento na comparação de julho 2023 com julho de 2024. São eles: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos – com alta de 25,2% no mês –, móveis e eletrodomésticos (9%), o setor de livros, jornais, revistas e papelaria (9,5%), além do principal destaque, que é o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 40% de crescimento”, ressaltou a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

No comércio ampliado, também na comparação interanual, o Espírito Santo teve um resultado positivo, com 2,4%, e o grupo de atividades que se destacou foi o de material de construção, fechando positivo em 10,6%, após seis meses em queda. O segmento de veículos, motocicletas, partes e peças continua em expansão, encerrando o período com um crescimento de 14,2%.

 

Categorias

jornalresgate