
UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO, UMA MESMA LÍNGUA

Pr. Cleber Montes Moreira
“Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?” (Atos 2:8)
A ordem dada por Deus a Noé e seus filhos foi: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gênesis 9:1). Porém, o povo, em rebeldia, intentou edificar uma cidade para que não fosse espalhado sobre a face da terra, e uma torre cujo cume chegasse até os céus, contrariando, assim, a ordem divina (Gênesis 11:4). Segundo a tradição judaica, preservada pelo historiador Flávio Josefo (século I d.C.), Ninrode — cujo nome significa “rebelde” — foi um dos principais incentivadores dessa obra de oposição a Deus. Josefo descreve Ninrode como um tirano que incitou o povo a se rebelar contra o Senhor, persuadindo-os a não atribuir sua prosperidade a Deus, mas à própria valentia. Ele afirmava ainda que edificariam uma torre tão alta que nenhum dilúvio poderia destruí-los (Antiguidades Judaicas, I.4.2-3).
Por causa da rebeldia, da ambição e da arrogância do povo, o Senhor resolveu diversificar os idiomas. Assim confundiu a língua deles e “os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade” (Gênesis 11:8). A torre, que ficou conhecida como Babel, tornou-se símbolo de confusão. O pecado entristece a Deus, confunde e divide as pessoas. Onde o pecado domina, há separação e inimizade. Já a obra realizada pelo Espírito Santo não traz confusão, mas une e edifica. É isso que vemos em Atos 2:1-11.
Em Jerusalém estavam reunidas pessoas de várias partes do mundo, com diferentes idiomas, quando a profecia sobre o derramamento do Espírito Santo se cumpriu. O texto diz: “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu… Partos e medos, elamitas, e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes…” (Atos 2:5,11). Ao contrário do que ocorreu em Gênesis, quando houve confusão de línguas, em Atos, pela ação do Espírito, cada pessoa ouviu as grandezas de Deus em sua própria língua de nascimento. Todos ficaram maravilhados: “Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? (…) todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus” (Atos 2:7-8,11).
O pecado confunde e separa; o Espírito une! O mundo vive dividido, mas a família de Deus deve permanecer unida em torno de Sua Palavra. Se no VT Deus espalhou o povo para encher a terra, nos dias de hoje está chamando todos os povos para formarem um só povo, a Sua Igreja. Um dia todos os salvos estarão unidos diante do Cordeiro, falando a mesma língua, adorando e vivendo em eterna comunhão: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro” (Apocalipse 7:9-10).
Mais uma vez, enfatizamos: o pecado divide, separa e confunde; mas o Espírito Santo une! O mundo vive em confusão, mas a igreja deve permanecer unida, como um só povo e uma só nação. Essa união, que se dá unicamente pelo Espírito, já começa aqui, mas será plena e eterna no céu.
Aplicação:
Vivemos em um mundo marcado por divisões, rivalidades e disputas. Porém, como igreja de Cristo, precisamos ser testemunhas da verdadeira unidade que o Espírito Santo concede. Nossa missão é viver em amor, conservar a comunhão e proclamar as grandezas de Deus até que todos os povos ouçam.
Oração:
Pai amado, agradecemos porque em Cristo nos tornaste um só povo e nos uniste pelo Teu Espírito. Ajuda-nos a viver em comunhão, a superar as divisões e a sermos instrumentos da Tua paz. Que a nossa vida e o nosso testemunho apontem para a unidade que só o Senhor pode dar. Em nome de Jesus, amém.
Edificou? Compartilhe!
Acesse o canal para ler outros devocionais.