BANNER TOPO

DRF/ES promove “live” sobre IRPF 2020 para alunos de três universidades

No último dia 19 de maio, foi realizada uma palestra online sobre as regras do Imposto de Renda Pessoa Física, Exercício Ano de 2020, com apresentação do programa do Imposto de Renda (IRPF 2020), dos aplicativos para dispositivos móveis (celulares/tablets) e do uso da declaração online no site da Receita Federal do Brasil, na área do e-CAC – Centro de Atendimento Virtual do Contribuinte. O evento contou com a presença de 120 alunos universitários e professores de três instituições de ensino superior: a Faculdades Estácio de Sá, em Vila Velha/ES, a UniSales, em Vitória/ES, e a Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Durante 120 minutos, a partir das 19h, usando software de sala de aula na web, o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Gelson Guarçoni apresentou o programa do Imposto de Renda e teceu comentários sobre as dúvidas mais comuns no preenchimento da declaração, tanto pelo programa tradicional como pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. “Este app é usado em smartphones e tablets de ambos os sistemas IOS e Android para fazer a chamada declaração online, que também é acessível por computador no e-CAC”, disse.

Segundo Guarçoni, através do Meu Imposto de Renda, o cidadão conta com várias funcionalidades que auxiliam no cumprimento dessa obrigação e facilitam o trabalho dos profissionais de contabilidade no acompanhamento do processamento das declarações e eventuais pendências. “Uma funcionalidade de interesse especial é a que informa sobre a retenção ou liberação da declaração na malha fina e o pagamento da restituição do IR, bem como a emissão das quotas mensais do imposto já acrescidas de juros e mesmo de multa por atraso, se for o caso”, explica o filiado.

Ao final, com apoio do mediador, o Prof. Rodrigo Rampazzo, o palestrante respondeu a várias perguntas da audiência virtual, que permaneceu conectada na transmissão até o final do evento, às 21h. O resultado, segundo os organizadores, alcançou os objetivos propostos de orientação e interação entre a RFB e os estudantes de Ciências Contábeis. “Foi percebida uma clara vantagem de poder atingir ao mesmo tempo alunos de três instituições, o que teria sido mais custoso em tempo e disponibilização de recursos humanos e materiais se fosse feito presencialmente em cada local”, avalia o Auditor-Fiscal.

Roberta Barretto – Jornalista 

 

Categorias

jornalresgate