BANNER TOPO

Acervo do Parque Cultural Casa do Governador recebe a obra “Navegante”, de Marcos Martins

 
Escultura em pau-a-pique integra o acervo do Parque e celebra o legado do artista que transformou a arte contemporânea
 
O Parque Cultural Casa do Governador inaugura neste domingo (7) a obra “Navegante”, do artista Marcos Martins, durante a programação do Parque Aberto. A escultura “Navegante” (2025), com 6 m x 3 m x 90 cm, apresenta um barco em pau-a-pique que parece flutuar acima do solo, orientado em direção ao mar. A cerimônia será às 11h, com entrada gratuita. 
 
Combinando elementos de casa e embarcação, a estrutura se eleva sobre palafitas e dialoga com a copa das árvores, evocando referências a pescadores e comunidades ribeirinhas. Visto à distância, o trabalho produz um forte impacto visual e convida à reflexão sobre deslocamento e pertencimento. A peça passa a integrar o acervo do espaço por um ano, entre esculturas, instalações e projetos concebidos especialmente para o local. 
 
Para Omar Salomão, diretor curatorial do Parque Cultural Casa do Governador, “Navegante” ocupa simultaneamente dois territórios: o da casa e o do mar. “O barco, feito em pau-a-pique, não é para ser navegado fisicamente, mas espiritualmente, com pensamentos, desejos e inquietações”, afirma.
 
O artista
 
Marcos Martins foi artista visual, arquiteto e professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atuava desde 2010. Formado em arquitetura, levou para a prática artística uma crítica incisiva às “anti-arquiteturas” e às formas de desumanização do espaço urbano, especialmente aquelas que tornam a cidade hostil aos corpos. Faleceu em setembro deste ano, em Fortaleza, no Ceará, sua cidade natal.
 
Atuou como gestor da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) nos períodos de 2010 a 2014 e de 2018 a 2019. Foi professor de Escultura na Ufes e dizia que essa experiência acadêmica influenciava sua prática artística no lugar de professor-artista, baseado na escuta, na troca e no estímulo ao pensamento crítico dos estudantes. 
 
Sua última exposição em vida foi “Pele Abissal”, que sintetiza 23 anos de produção artística. Seu legado permanece na arte e na formação de novas gerações, marcadas por sua defesa da criação com rigor, sensibilidade e autenticidade.
 
“Marcos Martins era um artista raro. Tratava a vida e o mundo com complexidade, delicadeza e inteligência. Sem separar campos de atuação, uma coisa se mesclava com a outra, fosse enquanto professor, artista, pesquisador ou arquiteto. Como nas obras em barro que desenvolveu, seu interesse estava na mistura: das experiências, das escutas e das relações, capazes de deslocar o olhar. A obra dele provoca a abertura de caminhos para outras formas de relação e presença no mundo”, destaca Omar Salomão.
 
Serviço | Inauguração da obra “Navegantes”, de Marcos Martins 
 
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha 
Data: domingo, 7 de dezembro
Horário: 11h
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na hora do evento, na recepção do Parque, ou previamente pelo link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190. Lembrando que a programação do Parque Aberto começa às 8h e vai até as 15h, com última entrada às 14h.
 
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador 
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
 
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 34 obras, sendo 23 permanentes e 11 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
 
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
 
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
 
 
 
Por Duda Moro
 
Categorias , ,

Jornal Resgate