Aldeia indígena recebe cursos de culinária via Unidade Móvel de Gastronomia em Aracruz

A Unidade Móvel de Gastronomia do Senac Espírito Santo chegou na aldeia indígena de Irajá, em Aracruz, para ofertar cursos de gastronomia para a comunidade. Desde o dia 19 de agosto, a carreta está estacionada na aldeia, onde permanecerá até o dia 5 de setembro, para democratizar o acesso à qualificação profissional na região.

A visita prevê a realização de sete cursos, que contemplam desde a introdução das crianças ao mundo da culinária, com o Mini Chef Cupcakes, até o ensino de técnicas avançadas para jovens e adultos com Preparo de Pizza, Elaboração de Drinques e Coquetéis e Pães Caseiros e Artesanais. Outras opções oferecidas são os cursos de Café Colonial, Salgados que Rendem Clientes e Cozinha Capixaba, todos eles pensados para atender às demandas locais. 

Josiane Terci, de 42 anos, mora na aldeia desde os cinco anos de idade. Ela herdou a paixão pela gastronomia aos 12 anos, inspirada no seu padrinho, Luiz Carlos, que na época era o único padeiro no local. A menina que se encantou com os pães e bolos decorados com glacê ainda não sabia, mas no futuro, ela aprenderia as técnicas que tanto admirava na infância.

“No passado fiz o curso de bolos e frutas cristalizadas pelo Senac, em Aracruz. A experiência foi boa, mas nada comparado a aprender em uma Unidade Móvel, pertinho de casa, sem precisar se deslocar”, disse. Ela elogiou a infraestrutura da unidade. “Conclui o curso de Pães e Bolos, e agora estou fazendo o de Preparo de Pizza e Café Colonial. Eu vou aproveitar ao máximo essa experiência”, concluiu.  

Aldeia de Irajá

A Aldeia de Irajá, localizada na região Norte do Espírito Santo, é o lar de mais de mil pessoas, segundo o último censo realizado pelo Posto de Saúde local. A economia da comunidade é sustentada principalmente pelo plantio e comércio de produtos agrícolas, mas também há um crescente número de empreendedores na área da estética e gastronomia, que estão se beneficiando da formação oferecida pela Unidade Móvel.

Lorena Rodrigues, de 27 anos, mora na aldeia desde 2018 e é uma das que aderiram ao empreendedorismo por meio da gastronomia. Ela comercializa bolos há cinco anos e possui clientes dentro e fora da comunidade. “Eu já trabalho na área de alimentação, então, o meu objetivo é mais atualizar os meus conhecimentos e aprender novas técnicas”, destacou Rodrigues.

Unidade Móvel de Gastronomia

Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o Senac-ES equipou a Unidade Móvel de Gastronomia com tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade, garantindo uma experiência educativa completa. A iniciativa faz parte dos esforços da instituição para ampliar as oportunidades de aprendizado e levar educação profissional a todas as regiões do Espírito Santo, independentemente da localização.

Categorias

jornalresgate