Apesar de queda no ICEI, confiança do empresário capixaba segue elevada
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo alcançou 60,2 pontos este mês, 2,2 pontos abaixo do registrado em agosto (62,4). Ainda assim, a confiança dos industriais capixabas segue elevada, uma vez que o indicador permanece distante da linha dos 50 pontos. O índice ficou 6,3 pontos acima da sua média histórica (53,9) e cresceu 4,4 pontos na comparação interanual.
“Apesar da queda no índice de confiança dos empresários capixabas, a confiança e a expectativa na melhoria da economia têm sido, sistematicamente, maiores do que o restante do Brasil. Esse maior otimismo reflete, em parte, os avanços recentes da economia do estado”, analisa o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive.
O indicador do Brasil permaneceu estável entre agosto e setembro e registrou 59,4 pontos. Com essa estabilidade, foi interrompida a sequência de três altas consecutivas do indicador nacional. Entretanto, assim como no caso do Espírito Santo, o índice continua mostrando confiança por parte dos industriais. Vale notar que esse é o melhor resultado para o mês de setembro desde 2010.
Marcella Andrade – Assessora de Comunicação da Presidência
Sistema FINDES