Assembleia Legislativa firma parceria com a UFES para promover avanços na educação e pesquisa no Espírito Santo
O objetivo da parceria é fortalecer as atividades desenvolvidas nas áreas de atuação das duas instituições, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências que beneficiará a sociedade capixaba.
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) formalizaram uma importante parceria que promete fortalecer a educação superior e estimular o desenvolvimento acadêmico e científico no estado. Em uma sessão solene, realizada no último dia 12, no Plenário da Casa de Leis, a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições marcou o início de uma colaboração que vai além da sala de aula, abrangendo ensino, pesquisa, extensão, e atividades culturais.
Um dos primeiros frutos desta parceria será um projeto de extensão que explorará a trajetória histórica da Ales, documentando os modelos legislativos adotados no Espírito Santo ao longo dos últimos 190 anos. Coordenado pela professora Adriana Campos, do Departamento de História da UFES, o projeto contará com a participação de pesquisadores experientes, como João Gualberto Vasconcellos e Kátia Motta, e busca não apenas preservar a memória institucional, mas também torná-la acessível ao público.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos, a união entre UFES e Ales representa um avanço significativo na construção de políticas públicas eficazes. “Sempre que posso, gosto de destacar a importância desse diálogo entre os Poderes e Instituições para o progresso que buscamos, principalmente para a garantia da eficiência e justiça de nossas ações. A troca de experiências e o compartilhamento de informações são fundamentais para avançarmos ainda mais.”
Essa colaboração também reforça o papel da Assembleia Legislativa como protagonista no cenário nacional, que vem se destacando no Estado por sua atuação como um espaço de diálogo e inovação.
O reitor da UFES, Eustaquio de Castro, celebrou a parceria, destacando a sinergia entre as duas instituições e o impacto positivo que ela terá na comunidade. “Este protocolo de intenções é uma prova do poder transformador da colaboração interinstitucional, e sem dúvida contribuirá para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão de forma cidadã e sustentável. A UFES está orgulhosa de fazer parte dessa iniciativa que promete gerar valor compartilhado e um futuro melhor para todos.”
Nety Façanha