BRK em Cachoeiro reforça orientação à população para o consumo consciente de água

A falta de chuvas e a estiagem dos últimos meses vêm baixando as vazões nos principais rios e demais cursos d’água, o que levou a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) a declarar Estado de Atenção para a situação hídrica no Espírito Santo. A BRK, concessionária dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, soma esforços junto à sociedade e reforça a importância de se fazer consumo consciente de água, sem desperdício, em especial porque estamos no mês de julho, com as férias escolares alterando a rotina nas casas.

 

Como é comum as famílias viajarem e se ausentarem neste período, é importante também se atentar a possíveis vazamentos. “Em caso de viagem, nossa orientação é que o morador observe antes se há algum escape de água no imóvel e se as torneiras e chuveiros estão bem fechados, sem gotejamento. Uma torneira com um filete de 2 milímetros pode desperdiçar 136 litros de água por dia. Em 30 dias, isso representa um total de 4080 litros, mais do que o consumo médio de uma pessoa”, alerta o gerente comercial da BRK em Cachoeiro, Flavio Galindo.

 

O gerente comercial ressalta ainda que moradores e visitantes precisam estar atentos ao tempo em que ficam embaixo do chuveiro na hora do banho e prestar atenção no funcionamento das descargas. “Todos devem e podem contribuir, inclusive porque o aumento no consumo de água pode refletir também no orçamento familiar”. Ele acrescenta, ainda, que a BRK em Cachoeiro de Itapemirim também investe em ações socioambientais, programas de redução de perdas e planos de contingência para preservar a água.

 

Atitudes simples fazem a diferença:

 

– Antes de viajar, feche todos os registros de água do imóvel, incluindo o registro geral. Essa medida evita desperdício em caso de vazamentos.

 

– Feche bem torneiras e chuveiros, deixando-os sem gotejamento.

 

– Observe se há rachaduras ou infiltrações próximo a encanamentos e torneiras.

 

– Monitore o hidrômetro. Em caso de viagem, fechá-lo, se possível.

 

– Caso exista piscina no imóvel, providencie uma cobertura a fim de evitar perda da água por evaporação ou pela ação do vento.

 

– Reduza o tempo no chuveiro, tomando banhos de até cinco minutos.

 

– Mantenha a torneira da pia fechada enquanto escova os dentes.

 

– Utilize a máquina de lavar roupas somente quando acumular a quantidade de peças suficiente para a capacidade máxima.

 

– Dê preferência ao uso de vassoura para limpar as calçadas.

 

Rita Diascanio
Diretora Executiva • Contatus Comunicação

 

   
Categorias

jornalresgate