Carnaval de Congo de Máscaras: pela primeira vez, banda Casaca vai animar público em Roda D’Água

Carnaval de Congo de Máscaras: pela primeira vez, banda Casaca vai animar público em Roda D’Água.
 

O Carnaval de Congo de Máscaras, que será realizado na próxima segunda-feira (8), está chegando com uma atração muito especial! Pela primeira vez, a banda Casaca participa da festa e promete animar o público que comparecer ao evento realizado em Roda D’Água, das 8h às 18 horas, com entrada gratuita.


“Espero todos lá para curtir essa festa bem animada e muito importante, pois é realizada no dia de Nossa Senhora da Penha. Vamos cantar grandes sucessos da nossa carreira e ninguém vai ficar parado”, garantiu o vocalista da banda Casaca, Renato Casanova.


Muito conhecida do público capixaba, a banda Casaca está na estrada desde o ano 2000 e já vendeu mais de 100 mil discos. Originada na Barra do Jucu, em Vila Velha, o grupo traz como marca a tradição do congo, tocando pop-rock regional.


Em 2004 o banda alcançou fama nacional ao ter a música “Da Da Da”, escrita por Casanova, escolhida para despertar o robô Spirit, da Nasa, que desceu em Marte no dia 11 de janeiro daquele ano. A música foi parar lá por causa de um cientista capixaba que trabalhava no projeto da Nasa na época.


Bandas de congo convidadas 


Além da banda Casaca, prevista para tocar por volta das 13 horas, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água terá uma programação especial com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo tradicionais e bandas de congo convidadas.


Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.


O evento começa com a concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Às 10 horas tem a saída do cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval, com cânticos sendo entoados sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.


Logo depois começa a missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, celebrada pelo padre Ivanir Martins, com participação das bandas de congo.


Outro ponto alto da festividade é a tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal e que está marcada para começar às 17h30. Em seguida, a festa termina com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo, seguida de show pirotécnico.


João Bananeira


A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica, que juntamente com o Carnaval de Congo de Máscaras é patrimônio imaterial da cidade.


No local terá vários estandes de venda de alimentos, bebidas e artesanato, e também oficina de pintura de minimáscaras do João Bananeira. Não é permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.


O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e conta com parceria da Prefeitura de Cariacica.


Confira a programação do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água 2024


Data: 8 de abril
Horário: Das 8h às 18 horas
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água


8 horas – Concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água
10 horas – Saída em cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras, entoando cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo
10h30 – Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com o padre Ivanir Martins, no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo
12 horas – Discurso das autoridades e patrocinadores
13 horas – Show com a banda Casaca
14 horas – Encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas

Bandas de congo tradicionais
Banda de Congo São Benedito de Piranema
Banda de Congo Unidos de Boa Vista
Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
Banda de Congo Santa Izabel
Banda de Congo Mestre Tagibe


Bandas convidadas
Banda de Congo da Apae de Cariacica
Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha)
Banda de Congo Madalenas do Jucu (Vila Velha)
Banda de Congo Jovem de Manguinhos (Serra)
Banda de Congo de Bicanga (Serra)


16 horas – Apresentação das bandas de congo no palco principal
17h30 – Tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal
18 horas – Encerramento oficial com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim da festividade

Categorias

jornalresgate