BANNER TOPO

Com novos destinos na lista, maior cooperativa de conilon do país avança no mercado internacional

Em meio a um cenário inédito, os últimos meses trouxeram não apenas números recordes, mas excelentes oportunidades para a consolidação do café conilon no mercado externo.   
 
Muito embora a safra 2024 tenha registrado uma quebra em torno de 30%, causando peso na balança produtiva, o aumento expressivo dos preços e a conquista de novas fatias no mercado internacional trouxeram bons ares à cafeicultura do conilon.
 
Pelo 4º ano consecutivo, a Cooabriel, cooperativa que é referência nacional para a variedade, avançou nas exportações.  O último ano foi fechado com aumento de 48% nos volumes enviados ao exterior, ultrapassando 225 mil sacas, entre negociações diretas ou com clientes exportadores.
 
“Consideramos um resultado expressivo, especialmente pelo fato de que a cooperativa iniciou seu plano de internacionalização da marca apenas nos últimos anos”, avalia a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz.
 
O balanço positivo conta com 12 destinos em diferentes continentes, com destaque para a abertura de mercados inéditos na Europa, como a Estônia e Espanha. Outros novos destinos alcançados pela cooperativa foram Marrocos, Egito e Índia, países tradicionalmente conhecidos pelo grande consumo de chá. 
 
 
Brendha Zamprognio – LR Comunicação
 

Jornal Resgate