Conheça o Manual de conduta da Findes para o período eleitoral 

Documento é uma importante ferramenta para proteger a atuação dos voluntários e colaboradores, assim como processos, recursos e imagem reputacional da Federação e suas entidades 
 
O ano de 2024 marca as eleições municipais no Brasil, e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e suas empresas (Cindes, IEL, Sesi, Senai e Ideies/Observatório da Indústria) reforçam a importância de seguir as normas e as políticas internas, normatizar e proteger a atuação dos colaboradores, gestores e voluntários, assim como processos, recursos e imagem reputacional da instituição.  
Para isso, a Federação conta com o Manual de Conduta no Período Eleitoral. A Findes entende que a transparência é um dos seus pilares e o documento ajuda a esclarecer condutas que são vedadas pela instituição, como: a demonstração de inclinação ou interesse em favorecer candidato, ideologia política ou partidária. 
A coordenadora de Compliance da Findes, Viviane Ribeiro, reforça que a Federação atua impulsionando a boa política local como parte do processo de desenvolvimento da indústria e do Estado. “Com a aproximação do período eleitoral para cargos públicos eletivos, o relacionamento da Findes e suas entidades, de seus voluntários e colaboradores pode envolver candidatos e/ou pessoas politicamente expostas. Por isso, ao estabelecermos normas e políticas internas de compliance, evitamos possíveis conflitos de interesses”, aponta. 
Viviane complementa que o manual cumpre o objetivo de estabelecer essas diretrizes, limites, rotinas e procedimentos para atender às solicitações de agendas e da representação da Findes e suas empresas durante o período eleitoral. “Tudo isso seguindo a legislação vigente e observado os limites e preceitos estabelecidos no Estatuto Social, Código de Ética e Conduta e demais normativos e políticas da Federação”, explica. 
Principais Diretrizes do Manual  
Desincompatibilização de Cargos: Colaboradores que pretendem se candidatar a cargos públicos devem informar a Unidade de Compliance com antecedência.  
Restrições e Condutas Permitidas: A promoção de campanhas eleitorais nas dependências da Findes é proibida, assim como o uso do nome, logomarcas e demais bens patrimoniais da Findes para promoção política.  
Normas de Comportamento: Atividades políticas no ambiente de trabalho são restritas para manter a neutralidade e integridade da organização. 
 
Por Siumara Gonçalves 
 
 

SIUMARA GONÇALVES

Analista de Comunicação

Coordenação de Comunicação Institucional e Relações com a Imprensa

Gerência Executiva de Comunicação – Findes

 

 
 
Categorias

jornalresgate