Consultores do Tesouro Estadual ajudam ES a conquistar nota A em qualidade das informações contábeis e fiscais
A Secretaria Nacional do Tesouro (STN) divulgou a colocação dos estados brasileiros no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Pelo segundo ano consecutivo, o Espírito Santo conquistou a nota A, cumprindo 98,28% das obrigações previstas.
A análise da STN avalia a precisão, a integridade, a qualidade, a consistência e a eficiência das informações e dados contábeis e fiscais. O objetivo é incentivar os demais entes federativos – municípios e estados – a enviar informações com o máximo de precisão, facilitando a verificação de dados e otimizando os processos administrativos.
Vale lembrar que o Espírito Santo também registra, há 12 anos consecutivos, a nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), também avaliada pela STN.
Para Paulo Sérgio Torres, presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual (Acces), o resultado reafirma a excelência do trabalho prestado por esses servidores do executivo estadual.
“O resultado demonstra como é qualificada a equipe de Consultores do Tesouro Estadual. Somado à nota A na avaliação da capacidade de pagamento, ele reitera a importância da profissionalização dessa carreira e o nível de qualificação e maturidade organizacional desses profissionais”, avalia.
Para o Consultor do Tesouro Estadual e subsecretário de Estado do Tesouro, Daniel Corrêa, a Nota A significa que o Espírito Santo tem sistemas e políticas eficientes de registro, monitoramento e divulgação de dados contábeis e fiscais, o que contribui para que os gestores públicos possam tomar decisões mais assertivas. “A Nota A também é importante para promover um ambiente de negócios saudável, atraindo empresas e gerando renda para os capixabas”, observa.
Já o contador-geral do Estado e Consultor do Tesouro Estadual Alan Johanson, o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é um estímulo ao aperfeiçoamento constante. “É mais um motivo para o Tesouro Estadual continuar atuando com eficiência na gestão das contas públicas”, conclui.
Histórico
Em 2020, o Tesouro Nacional deu início à publicação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação por meio do Siconfi, uma plataforma de gestão e controle das finanças públicas no Brasil que tem a principal função de receber, processar e disponibilizar dados contábeis e fiscais enviados pelos entes federativos, incluindo a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com vistas à realização da consolidação das contas públicas brasileiras.
_Com informações da Secretaria Nacional do Tesouro e da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo.
Fabio Andrade