Convento da Penha: Entrega de Restauro e Continuidade dos Estudos Arqueológicos
As obras foram custeadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal capixaba Evair de Melo
Nas vésperas da tradicional Festa da Penha, o deputado federal capixaba Evair de Melo (Progressistas/ES) fará a entrega nesta quinta-feira (10) do restauro na parte interna do Convento da Penha, um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais do estado do Espírito Santo.
“Mais um ano que alocamos recursos para preservação e valorização de elementos artísticos e arquitetônicos que compõem a sacristia do convento. Alocamos recurso para restauro do madeiramento e das pinturas artísticas do teto da sacristia, além do restauro do retábulo, que é um dos destaques do espaço. Também foram realizadas intervenções na expografia e na luminotécnica dos elementos pertencentes à sacristia, garantindo que a beleza e a história do local sejam devidamente realçadas”, explicou o parlamentar.
Além disso, a proposta contempla o restauro de telas localizadas no altar-mor da capela do Convento da Penha, que são de grande importância para a herança cultural.
“Essas obras não apenas preservarão a arte sacra, mas também contribuirão para a continuidade dos estudos arqueológicos na região, permitindo um melhor entendimento da história e da cultura local”, frisou Evair de Melo.
O Convento da Penha é um símbolo de fé e tradição, e essas intervenções são fundamentais para assegurar que as futuras gerações possam apreciar e aprender com este importante patrimônio.
Investimentos anteriores
“Durante meus três mandatos, destinamos recursos federais para as áreas de cultura e turismo, com investimentos consideráveis para o Santuário de Anchieta, a Igreja do Rosário, o Museu Solar Monjardim, a Igreja dos Reis Magos, o Santuário das Neves e, é claro, para o Convento da Penha, que é o símbolo maior da nossa cultura capixaba e da religião católica no Espírito Santo. Junto ao Instituto Modus Vivendi restauramos a capela central, todo o piso e suas pinturas originais. E agora, o foco é devolver a originalidade da sacristia. E aos poucos estamos realizando esse sonho” concluiu.
Assessoria de Comunicação