
CPI dos Maus-Tratos realiza operações em Cariacica
Nesta terça-feira (02/09), a CPI dos Maus-tratos Contra os Animais, presidida pela deputada estadual Janete de Sá, realizou, em conjunto com a Secretaria de Fiscalização Ambiental de Cariacica, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, uma operação para apurar denúncias de maus-tratos no município.
As ações ocorreram nos bairros: Castelo Branco, Santana, Vila Merlo e Itanguá.
No Bairro Castelo Branco: Identificada uma cadela da raça Pit Bull e dois filhotes SRD (Sem Raça Definida), todos infestados de pulgas e carrapatos. O responsável foi advertido e recebeu termo de adequação, com orientações sobre fornecimento de ração, medicação e ambiente adequado.
Bairro Santana: Em vistoria anterior, irregularidades haviam sido encontradas. Nesta ação, constatou-se melhora significativa, uma vez que o responsável vem mantendo a limpeza, retirando objetos inservíveis e promovendo melhores condições para os seis cães da raça Pinscher e dois SRD existentes no local.
Bairro Vila Merlo: dois cães (um American Bully e uma Pinscher) estavam sem abrigo adequado e expostos a intempéries (sol e chuva). Os responsáveis foram formalmente notificados e orientados a melhorar o ambiente, fornecer ração de forma contínua e realizar controle parasitário.
Bairro Itanguá: Foi avistada uma cadela mantida em condições insalubres, com presença de fezes no ambiente e infestação de ectoparasitas. A responsável foi advertida e notificada a realizar a limpeza regular e tratamento parasitário do animal.
As equipes reforçaram que todas as ocorrências permanecerão sob acompanhamento da CPI e da Fiscalização Ambiental até que sejam cumpridas as medidas determinadas.
Importante destacar que maus-tratos a animais é crime, conforme previsto na Lei Federal 9.605/1998 e que denúncias feitas pela população são fundamentais para salvar vidas e garantir a dignidade dos animais.
As denúncias podem ser feitas nos seguintes contatos: 3382-3551, 3382-3513, 99816-3788 ou pela e-mail defesadosanimais@gmail.com
Operação conjunta: CPI dos Maus-Tratos – ALES | Secretaria de Fiscalização Ambiental | Guarda Civil Municipal | Polícia Militar.

VILA MERLO

SANTANA

CASTELO BRANCO

ITANGUÁ
Assessoria de Comunicação
Deputada Estadual Janete de Sá