Dia Mundial dos Oceanos terá ações educativas sábado na Praia de Itaparica
Neste sábado, 8 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha realizará um evento na Praça dos Ciclistas, em Praia de Itaparica, para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos. A programação é aberta ao público e acontece das 8h às 12h, com o tema: “Animais Marinhos no Litoral de Vila Velha”.
Diversas instituições ligadas à conservação marinha estarão presentes para expor e apresentar trabalhos sobre a biodiversidade e a sustentabilidade dos oceanos. As atividades incluem cinco palestras de 30 minutos cada, seguidas por uma roda de conversa de 30 minutos.
O objetivo principal do evento é educar o público sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra e conscientizar sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas marinhos, como poluição, pesca excessiva e mudanças climáticas.
As seguintes entidades estarão com sua exposições no evento: Centro Universitário Salesiano (UniSales); Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM); Instituto O Canal; Instituto ORCA; Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA); Projeto Tamar e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, ressalta que é fundamental promover a Cultura Oceânica para que possamos preservar nossas tradições e práticas relacionadas ao mar. “Este evento é uma oportunidade para mostrar à comunidade a importância da conservação marinha e sensibilizar a todos na proteção dos nossos oceanos”, destaca.
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, Letycia Soares, afirma que o evento visa fortalecer o conhecimento e a conscientização sobre a conservação do oceano. “Queremos que as pessoas compreendam como suas ações impactam o meio ambiente marinho e como podem contribuir para um futuro mais sustentável”, explicou.
O evento é parte da iniciativa global “Década do Oceano”, lançada pela ONU em 2017, que visa mobilizar governos, organizações, empresas e a sociedade civil para promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos.
A Prefeitura de Vila Velha segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa global essencial. A promoção da sustentabilidade e a conservação dos oceanos estão alinhadas com os objetivos da ONU, que visam assegurar um futuro mais sustentável para o planeta.
Confira a programação completa:
8h – Início do Evento
08h30 – Apresentação do Instituto O Canal: “Entre Baleias e Golfinhos, o Potencial Ecoturismo do Município de Vila Velha”, com Jonathas Barreto
9h – Apresentação do IPRAM: “Trabalho do IPRAM na Conservação e Atendimento a Animais Marinhos”, com Luis Felipe Mayorga
9h30 – Apresentação da Fundação Projeto Tamar: “Tartarugas Marinhas em Vila Velha: Alimentação e Desovas Esporádicas”, com Carolina Souza e Silva
10h – Apresentação do Instituto ORCA: “Relatos de Casos de Atendimento a Animais Marinhos”
10h30 – Apresentação do Pesquisador João Luiz Gasparini: “Biodiversidade das Ilhas de Vila Velha”
11h – Apresentação do IEMA: “Biodiversidade e o Potencial para Desenvolvimento do Ecoturismo Marinho”, com Sandra Ribeiro
11h30 – Roda de Conversa / Bate Papo
12h00 – Show de Encerramento com a Banda Intóxicos e Erick Moraes