
EDP anuncia investimento de R$2,3 milhões em projetos de eficiência energética no Espírito Santo
Aporte contribuirá com o combate ao desperdício e uso mais eficiente da energia das cidades da área de concessão.

Vitória, 10 de abril de 2023 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anuncia os projetos contemplados na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética – CPP 001/2022. Serão destinados cerca de R$2,3 milhões para o incentivo de iniciativas com objetivo da conservação e o uso racional da energia elétrica na área de atuação no estado. Entre os beneficiados, estão as cidades de Mimoso do Sul, Vila Velha, Vitória, Guarapari, Santa Maria de Jetibá, Ponto Belo e Muniz Freire.
As iniciativas selecionadas abrangem consumidores residenciais, hospitais e entidades beneficentes, escolas e iluminação pública, promovendo a transformação através da eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas sustentáveis do uso de energia elétrica.
Nos municípios de Muniz Freire e Santa Maria de Jetibá, os projetos serão de substituição da iluminação pública comum por LED. Ao todo, serão 1.179 novas luminárias. A ação beneficiará diretamente à população local, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez nas vias, consequentemente, contribuindo para a segurança pública, além de auxiliar na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção pelos municípios, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
Outro projeto contemplado acontecerá no Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul, com a substituição de 66 lâmpadas e geração solar de 50,22 kW, visando maior eficiência energética, por meio de geração limpa de energia.
“O edital de eficiência energética contribui para que a companhia atue como agente transformador nas cidades de sua atuação. Os projetos trazem resultado efetivo para as localidades, beneficiando a população e o meio ambiente”, destaca o gestor da EDP, Adilson Herzog.
Os projetos vencedores foram avaliados por uma comissão julgadora formada por colaboradores da EDP, conforme critérios técnicos estabelecidos no edital e a ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Mais informações podem ser obtidas pelo site edpes.gestaocpp.com.br.