EDP e Polícia Civil identificam furto de energia em residência e serralheria em Vila Velha 

 
Vitória, 30 de outubro de 2024 – Em uma operação realizada nesta quarta-feira, dia 30, pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil, foi identificado um caso de furto de energia em uma residência e serralheria localizada no bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha. A inspeção revelou uma ligação direta sem medição adequada, que alimentava simultaneamente o imóvel e o estabelecimento comercial, prática que impede o registro de consumo e faturamento da energia utilizada. 
O proprietário dos imóveis acompanhou a ação. Durante o procedimento, um perito do Departamento de Engenharia Forense da Polícia Científica realizou uma análise técnica que confirmou a conexão direta ao sistema elétrico, caracterizando o crime.  
A Polícia Civil conduziu o responsável pelos imóveis para o Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto de energia.  
O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período das irregularidades, além do custo administrativo. 
Casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP ou no telefone 0800 721 0707. 
 
 
Categorias

jornalresgate