Em ritmo de festa, idosos ensaiam composição autoral para apresentação
Por Vandique Magalhães
Fotos Vandique Magalhães
Os idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) já estão em ritmo de ensaio para uma festa que vai acontecer no mês de julho. E detalhe: com repertório que inclui uma composição autoral produzida durante as oficinas semanais de música, uma delas realizada na manhã desta terça-feira (11).
O compositor é o assistido do CCPI Valdir Vieira, de 75 anos, que com a sua sanfona puxa um xote, que é logo acompanhado por outros instrumentos musicais, como violão, triângulo, chocalho, pandeiro, tambor, reco-reco e até uma casaca.
A letra simples revela a atmosfera do ambiente: “Lugar bom de se divertir… lugar bom que eu nunca vi”, traz o refrão. “Eu tenho esse costume. Em cada lugar onde passo, eu aproveito e faço uma música. Também fiz outras composições. Eu comecei a tocar com 14 anos de idade”, contou.
A execução das músicas fica por conta de um grupo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa que participa das oficinas às terças e quintas-feiras. Cristóvão Silva, 77 anos, mais conhecido como o Cris da Viola, é um deles. Ele toca violão nos ensaios.
“Eu venho porque gosto de forró, de cantar e dançar. É uma diversão pra gente. Estamos ensaiando para o arraiá. É só chamar que a gente tá indo”, disse Silva, ao contar que toca violão desde os 8 anos de idade.
O assistido Jair Gomes, de 73 anos, morador de Jardim América, é outro que se integrou ao grupo. “É um lazer muito bom. Espero continuar participando por mais tempo. Eu faço o acompanhamento com o reco-reco, instrumento que toco”, contou.
Para a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio, “a música é um excelente instrumento para estabelecer uma convivência harmônica entre eles, além de trazer alento, prazer e muita diversão”, disse.
“Esse grupo é muito independente. Eles se envolvem com a música de tal maneira que, além de tocar e cantar, eles se divertem muito durante as oficinas”, destacou a coordenadora do CCPI, Carla Resende.
Atualmente o CCPI atende 230 pessoas que participam de oficinas de artesanato, atividade física, jogos para memória, dança, teatro e música com atividades realizadas de segunda a quinta-feira, tanto pela manhã como à tarde.
Fonte: site da PMC