Evento de conscientização e tradição culinária acontece em Santa Teresa

Na manhã da última terça-feira, 20 de agosto, o Senac em Santa Teresa, em parceria com a Escola Visconde de Inhaúma, realizou uma série de atividades para alunos e funcionários da instituição municipal de ensino como parte do Programa Agrinho 2024, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), que teve como tema “Herança sustentável: semeando o futuro”.  

O evento teve início com a palestra “Alimentação sustentável: um despertar para a consciência ecológica”, ministrada por seis alunos do Programa Jovem Chef. A apresentação destacou a conexão entre tradições alimentares e práticas ecológicas, enfatizando o ato de se escolher de forma consciente os ingredientes e os pratos desenvolvidos em ações gastronômicas, em especial as voltadas para a celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.

Em seguida, os participantes fizeram uma visita técnica nas dependências da instituição e conheceram a famosa cozinha didática do Senac. Eles colocaram a mão na massa em uma aula-show especial intitulada “Pizzas: sabor, aroma e tradição”, onde foi possível conhecer as técnicas de preparo da tradicional pizza italiana. A experiência interativa teve um desfecho saboroso em um momento de degustação com todos os envolvidos.

Nathálya de Paula Bolsoni, de 29 anos, é descendente de italianos e uma das participantes do Programa Jovem Chef. Ela comentou sobre a experiência. “Foi bem legal poder fazer essas apresentações e demonstrar para o público o que aprendemos, e também por serem crianças e adolescentes, que estão numa fase em que importantes decisões podem ser tomadas. Apresentar a gastronomia como uma opção de carreira com certeza pode inspirar alguém presente”, disse. 

Programa Agrinho 2024

O Programa Agrinho é uma iniciativa desenvolvida pelo Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando e sendo reconhecida em todo o Estado do Espírito Santo. A ação tem como objetivo formar novas gerações conscientes de sua cidadania, abordando temas como meio ambiente, ética e saúde.

A Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Santa Teresa, Elisangela Maria Mulker Bridi, explicou a importância desse movimento estratégico. “O Projeto do Senar desempenha um papel fundamental na formação das novas gerações, e estamos muito felizes em contribuir para essa iniciativa. A participação do Senac, especialmente com nossos alunos do Programa Jovem Chef, reforça nosso compromisso em promover uma educação integrada e alinhada a valores tão importantes como o da sustentabilidade”, enfatizou. 

Programa Jovem Chef

O programa social, criado pelo Senac-ES, tem como público-alvo jovens com idade entre 17 e 29 anos, que possuem interesse em cursar gastronomia e seguir carreira na área. A formação tem carga horária total de 312 horas, sendo distribuídas entre conhecimento teórico e prático, em um período de quatro meses de curso intensivo. Os jovens ganham acesso a uma metodologia inovadora e colaborativa que faz a intermediação entre a sala de aula e o mercado de trabalho.

A turma de jovens chefes de Santa Teresa caminha para a conclusão do curso nas próximas semanas, mas antes mesmo do fim, Nathálya já destacou o papel transformador e os benefícios de participar do programa. “Foi muito valioso. Nós temos acesso a uma estrutura muito boa. A cozinha onde aprendemos é moderna, bem equipada e além do conhecimento prático a metodologia também permite a gente aliar conhecimento teórico e prático, tornando a experiência ainda mais enriquecedora”, concluiu.

Sérgio Filho
Assessoria de Imprensa do Senac-ES e do Hotel Senac Ilha do Boi
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609


Fotos: Senac-ES
Categorias ,

jornalresgate