Exposição “Fragmentos Urbanos” transforma banners descartados em moda sustentável

Uma segunda chance para o que já parecia não servir para mais nada. Lonas de banners que um dia anunciaram eventos ganharam uma nova vida como bolsas sustentáveis. A exposição “Fragmentos Urbanos – ressignificando para o novo tempo”, encantou o público no Shopping Vitória, entre os dias 22 e 28 de outubro, ao exibir uma coleção exclusiva de bolsas e acessórios criados a partir de banners que seriam descartados.

Um material que levaria séculos para se decompor foi transformado pelas mãos de 20 participantes do Projeto Fazendo Arte, grupo que atua na inclusão e qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. São cerca de 30 peças únicas que ficaram expostas junto a uma mostra fotográfica que documentou todo o processo de produção, relembrando a importância de ações sustentáveis.

A Coordenadora do Projeto Fazendo Arte, Mônica Rezende, explicou que o processo de confecção dos itens faz parte de algo maior. “Dar um novo destino a esse material é também se reinventar. Ao mesmo tempo, enquanto essas mulheres efetuavam a transformação do conteúdo ressignificam suas experiências e suas vidas por meio da arte”, afirmou.

Para o Senac-ES, que tem o Environmental, Social and Governance (ESG) como tema prioritário, a iniciativa tem o apoio da instituição. “Fazer parte desta parceria representa o nosso compromisso com a formação de profissionais atentos às demandas do mercado, adotando práticas sustentáveis que podem não apenas minimizar seu impacto ambiental, mas também inspirar comunidades a se engajar em um desenvolvimento que respeite os limites do nosso ecossistema”, disse a Diretora de Educação Profissional, Dianimer Dutra.

O Projeto Fazendo Arte prevê novas exibições e, futuramente, a comercialização das peças para promover a inclusão socioeconômica das participantes. “Queremos expandir essa exposição para outros espaços, escolas e locais que possam receber e perceber a relevância do consumo consciente”, concluiu Mônica Rezende.

Todos pela sustentabilidade

A exposição contou com o apoio de parceiros importantes, como o Instituto Américo Buaiz (IAB), o Shopping Vitória e do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, além da colaboração da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. 

Para capacitar as mulheres envolvidas na produção das bolsas, o Senac-ES ofereceu o curso de Costura Criativa e Produção de Bolsas. A formação proporcionou a cada participante uma nova perspectiva profissional e a possibilidade de gerar renda com as habilidades adquiridas, mostrando como a educação profissional pode ser um caminho de transformação e inclusão.

Sérgio Filho
Assessoria de Imprensa do Senac-ES e do Hotel Senac Ilha do Boi
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609


Fotos: Fazendo Arte

Categorias , ,

jornalresgate