BANNER TOPO

Findes lança painel da Nova Indústria Brasil (NIB)

 
Ferramenta produzida pelo Observatório da Indústria vai conectar ações da política industrial com as oportunidades no ES. Painel foi lançado durante o 15º Meeting de Líderes Industriais, em Pedra Azul 
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório da Indústria, lançou neste sábado (09), durante o Meeting de Líderes Industriais 2024, em Pedra Azul, o Painel da Nova Indústria Brasil (NIB), programa que traz o setor industrial para o centro da estratégia da política nacional. A ferramenta é a primeira do país a reunir informações e estruturá-las de forma a conectar as ações previstas com a realidade e as oportunidades existentes no Estado. (Acesse pelo link: findes.com.br/painelnovaindustriabrasil/)
 
O painel busca retratar, de maneira estruturada e com uma visualização simples, os elementos que compõem a nova política industrial brasileira, por meio de dados oficialmente disponíveis. A partir desta ferramenta, o usuário poderá conhecer o plano de ações desenhado pelo governo federal para viabilizar a neoindustrialização nacional. 
A gerente executiva e economista-chefe da Findes, Marília Silva, destacou que o painel irá auxiliar o planejamento das indústrias capixabas que buscam incorporar a política nacional nas suas estratégias. “Fizemos um esforço técnico de sistematizar as informações da NIB em um painel dinâmico e intuitivo, que busca facilitar o acesso dos industriais às informações e iniciativas do governo federal em cada uma das seis missões.” 
A Nova Indústria Brasil foi o tema principal do Meeting de Líderes Industriais deste ano, que reúne empresários e lideranças do Estado e do Brasil, de 08 a 10 em Pedra Azul, Domingos Martins.  
O presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a importância de trazer o tema para o centro das discussões. “Com a NIB, temos a oportunidade de redesenhar e fortalecer as bases da economia industrial. Se olharmos mundo afora, a indústria foi a grande responsável por transformar nações que são hoje grandes potências. Inglaterra, Estados Unidos e mais recentemente os países asiáticos tiveram relevantes saltos socioeconômicos graças à indústria.    
Para Baraona, ter uma política industrial estruturada mostra que o país está olhando para a indústria e dando ao setor o valor que realmente tem.  “É importante relembrarmos sempre que fazer política de desenvolvimento industrial é o que vai ajudar o país a crescer, se fortalecer e gerar oportunidades, não só para a indústria, mas todos os setores econômicos”, afirmou o presidente da Findes. 
Realizado pela Findes e pelo Cindes, a programação de sábado (09) contou com palestras do economista Paulo Gala; do secretário de desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima; e do superintendente da Área de Desenvolvimento Produtivo e Inovação do BNDES, João Paulo Pieroni. O encontro também apresentou uma mesa redonda com o governador em exercício, Ricardo Ferraço; com o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Léo de Castro; e o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.   
 
A Nova Indústria Brasil (NIB) 
 
Para viabilizar a execução da política, a NIB está organizada em seis missões que se articulam em um conjunto de princípios que são transversais e que estão articuladas com outras políticas públicas — como as de educação, ciência e tecnologia, e meio ambiente — do país. Esse desenho da política visa garantir que a sua implementação ocorra de maneira sistêmica, ou seja, esteja alinhada a outras políticas nacionais de desenvolvimento do Brasil.  
 
Conheça as seis missões da NIB:  
  1. Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética. 
  2. Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde. 
  3. Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades. 
  4. Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade. 
  5. Bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações. 
  6. Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.   
Cada missão agrupa uma série de instrumentos, que são ferramentas utilizadas pelo governo para alcançar os objetivos de cada missão. Os instrumentos estão agrupados em: financeiros, ambiente de negócios, compras governamentais e específicos. As missões, bem como seus instrumentos e demais elementos que compõem a política podem ser acessados a partir do Painel da Nova Indústria Brasil. 
 
Meeting promove conexão e debates para o desenvolvimento do ES 
 
No primeiro dia do evento (08), o presidente da Findes, Paulo Baraona, e a vice-presidente do Cindes, Sandra Kwak, deram as boas-vindas aos convidados e destacaram que momentos como o do Meeting de Líderes Industriais geram uma aproximação real com os associados, empresários e lideranças, pessoas que fazem a indústria e o Espírito Santo se desenvolverem diariamente.   
Na ocasião, aconteceu também a entrega do Prêmio Boas Práticas Sindicais, que reconheceu o Sindifer (1ª lugar), o Sindipães (2º lugar) e o Sindiplastes (3º lugar) como entidades referência para o associativismo.  
Para Baraona, a essência do prêmio é justamente valorizar e reconhecer os sindicatos da indústria capixaba que desenvolveram e implementaram ações de fortalecimento sindical e de associativismo. “Aliás, queremos mais do que apenas reconhecer, queremos potencializar essas iniciativas como exemplos para outros sindicatos.” 
Encerrando a noite, o ator, produtor e humorista Nelson Freitas fez uma palestra que abordou “Como enfrentar desafios e se reinventar pode levar ao crescimento pessoal e profissional. 
Entre as autoridades e lideranças que participaram do Meeting estiveram o deputado federal Evair de Melo, os deputados estaduais Tyago Hoffmann e João Coser, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Francisco Berdeal, além de presidentes eméritos da Findes, presidentes de sindicados das indústrias, empresários e outras lideranças. 
O evento contou com o patrocínio da: ArcelorMittal, Samarco, Sicoob, Suzano, Vale, Banestes, Bandes, EDP Brasil, Imetame, Sesi, Furtado Nemer Advogados, VLI, Cesan, Damare. E também com o apoio das empresas: Coroa, Ranking, Garoto e Ervas Naturais.  
 
 Por Beatriz Seixas
 

SIUMARA GONÇALVES

Analista de Comunicação

Coordenação de Comunicação Institucional e Relações com a Imprensa

Gerência Executiva de Comunicação e Marketing – Findes

 

 

 
 
Categorias

jornalresgate