Gandini cobra abertura imediata do Parque Costeiro à população


 “Não é favor! Está pronto e estão enrolando para entregar. Quero pedir a atenção do Ministério Público”, declarou o deputado, alegando que a Vale está descumprindo acordo assinado em Termo de Compromisso Ambiental de 2017

O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), cobrou, durante reunião realizada nesta quinta-feira (19), a entrega do novo Parque Costeiro, que deveria ter sido inaugurado até o último dia 8 de setembro, no aniversário de Vitória. O parque faz parte das ações de recuperação da região Norte da praia de Camburi, resultado de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado pela Vale em 2017 devido à poluição causada pela empresa no local.

O deputado ressaltou que o TCA foi firmado pelo Ministério Público e se trata de um compromisso judicial, não um favor da Vale. “Alguns dizem que é ‘troca por um parquinho’, mas isso é muito mais que isso. Estamos falando de limpeza da areia, despoluição do córrego e a entrega de um importante equipamento ambiental”, afirmou.

Segundo Gandini, que à frente da Comissão de Meio Ambiente fiscaliza as ações, “a Vale está enrolando, mesmo com o parque pronto”. “Eles alegam que a pandemia atrasou o cronograma, mas a empresa não parou suas atividades. A população está esperando por um compromisso assumido há sete anos, não por um favor”, destacou o parlamentar.
 
Gandini visitou as obras do Parque Costeiro: “Está dando vergonha. Ficou tudo pronto. Acho que alguém pediu para não entregar.” *Créditos.* Wilbert Suave.


E continuou: “Então, quero pedir a atenção do Ministério Público! Está dando até vergonha. Acho que alguém pediu para não entregar. A população está querendo receber o compromisso. Não é favor nenhum da Vale.”

O Parque Costeiro abrange uma área de 17 mil metros quadrados, com trilhas ecológicas, mirante, jardim sensorial, sala multiuso, acesso à fonte de água da Biquinha e uma ponte sobre o rio Camburi, que levará a uma trilha em área de restinga em recuperação. A obra é uma medida compensatória de recuperação ambiental, e Gandini enfatizou que continuará a fiscalizar o cumprimento do compromisso.
Gleberson Nascimento 
Categorias

jornalresgate