BANNER TOPO

Grupos de Bate Flechas se reúnem no bairro Zumbi para homenagear Nossa Senhora Aparecida


No último domingo (12) ocorreram, no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, duas festas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Essas festas foram organizadas por dois dos principais grupos de Bate Flechas da região: o Bate Flechas São Jorge Guerreiro e Mártir São Sebastião (comandado pela mestra Terezinha de Jesus de Oliveira Francisco) e o Bate Flechas de São Sebastião Menino Jesus e Nossa Senhora Aparecida (liderado pela mestra Niecina Ferreira de Paula Silva, a Dona Isolina).

Durante essa festa tradicional, que é realizada anualmente, na mesma data, são recebidos diversos grupos de Bate Flechas, vindos de várias regiões do Espírito Santo e de outros estados. As comemorações incluem música, danças coreografadas com bastões de madeira, momentos de oração e procissão pelas ruas do bairro em homenagem à padroeira do Brasil e a São Sebastião, o santo de devoção dos praticantes do Bate Flechas. Esse é o mais antigo encontro desse folguedo em território capixaba.

Dona Terezinha, mestra flecheira, comenta que “a cada ano, apesar de alguns obstáculos, o amor por essa festa só aumenta. Fico ansiosa pela chegada da data de 12 de outubro, para estar com nossos companheiros de jornada e poder louvar a Nossa Senhora Aparecida”. Um dos diretores do Centro Espírita Cruzeiro da Mata Virgem, Thalles Adame afirma que “estar presente nessa homenagem foi um gesto de fé e fraternidade. Com muito orgulho, o nosso grupo se sente grato por compartilhar esse momento de devoção e manter viva a tradição de amor a Nossa Senhora Aparecida”.

As duas festas compõem o cronograma de ações do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult, por meio da Lei Cultura Viva. As ações da Associação de Salvaguarda podem ser acompanhadas pelo Instagram (www.instagram.com/patrimonioimaterial.ci) e pelo próprio site da entidade: www.patrimoniocachoeiro.org. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais encontram-se em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci. O Pontão conta também com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo.

Encontro de Capoeira

No próximo dia 26 será realizada mais uma festa tradicional integrante do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda. É o 8° Encontro dos Amigos do Mestre Falcão, evento que reunirá diversos grupos de capoeira do Espírito Santo para uma comemoração que incluirá batizado e formatura de estagiários, além de apresentações de samba de roda, maculelê e puxada de rede e vivência de capoeira regional com o mestre Nico, de Salvador (BA). O evento é realizado em parceria com a Escola de Capoeiragem Agogô de N’Zambi e ocorrerá das 9h às 13h, na quadra da Escola Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Ministério da Cultura em Cachoeiro

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense receberá, no próximo sábado (18), uma equipe de representantes do Ministério da Cultura (MINC), os quais visitarão as atividades do Pontão de Cultura da entidade e promoverão uma roda de conversa com integrantes da Associação, demais representantes do patrimônio imaterial e agentes culturais do município. O encontro será realizado a partir das 9h, no auditório do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro. “Atualmente o nosso Pontão de Cultura está desenvolvendo diversas ações nos mais diferentes bairros e distritos de Cachoeiro de Itapemirim. Receber a visita do MINC em nossas atividades é um grande reconhecimento do trabalho que a entidade vem realizando com seriedade há 25 anos”, declara o coordenador do projeto Genildo Coelho Hautequestt Filho.
 
 
Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense
Categorias

Jornal Resgate