Inauguração do Terminal Aquaviário da Prainha é marco histórico para Vila Velha

Depois de mais de 20 anos desativado, o Sistema Aquaviário enfim voltou a funcionar. Neste domingo, o novo Terminal de Vila Velha, na Prainha – que recebeu o nome do ex-governador Albuíno Azeredo – foi inaugurado pelo atual governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

O ato aconteceu sob fortes aplausos da população canela-verde e também de líderes comunitários, vereadores, deputados estaduais, secretários municipais e estaduais, e representantes das Forças Armadas, de instituições sindicais e de associações dos setores produtivos de Vila Velha. Em clima de festa, a solenidade marcou um momento histórico que era aguardado há muito tempo pelo moradores da cidade.

A inauguração reuniu um grande número de autoridades para a viagem inaugural da embarcação do Aquaviário, que começou no Terminal de Porto de Santana, em Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos), depois passou pela Estação Setembrino Pelissari, na Enseada do Suá, em Vitória, e enfim chegou a Vila Velha.

No desembarque, na Prainha, as autoridades foram recebidas com alegria e entusiasmo pela Banda de Congo Meninas da Madalena, e também por baianas e integrantes da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG).

Assediados pelo grande público presente, o governador Casagrande e o prefeito Arnaldinho não perderam a linha: concederam diversas entrevistas à imprensa, deram passos de congada, cumprimentaram populares e tiraram fotos com apoiadores.

Ao ser convidado para fazer uso da palavra durante a inauguração do Terminal Aquaviário da Prainha, o prefeito Arnaldinho Borgo convidou os vereadores Joel Rangel, Anadelso Pereira, Léo Pindoba, João Batista Tita, Patrícia Crizanto, Renzo Mendes e Osvaldo Maturano para estarem ao seu lado, no palanque oficial.

Em seu discurso, Arnaldinho reiterou sua alegria em ver o governador Casagrande – a quem considera um dos maiores parceiros de Vila Velha de todos os tempos – fazendo história: “Hoje é um dia feliz, de muita alegria para todos nós, porque estamos presenciando e vivendo um momento histórico, que marca um legado dos mais importantes não só para Vila Velha, mas para todo o Estado do Espírito Santo”, afirmou.

O prefeito também admitiu ser muito gratificante ter a oportunidade de sair do trânsito da cidade, desembarcar de um ônibus do Transcol – em Vitória ou em Cariacica –, e poder entrar numa embarcação diretamente com destino a Vila Velha: “O passeio é muito agradável e prazeroso. Durante a viagem, podemos contemplar a maravilhosa paisagem de Vila Velha sob vários ângulos diferentes, do ponto de vista de quem está no mar. É um visual incrível”, afirmou Arnaldinho.

E ele completou: “É claro que o Aquaviário vai ajudar muito na questão da mobilidade urbana e do trânsito, sobretudo no que diz respeito à interligação dos municípios da Grande Vitória. Mas também será um grande propulsor das atividades turísticas e certamente irá atrair a atenção de muitos visitantes interessados em uma viagem rápida mas aprazível, pela Baía de Vitória, de onde poderão vislumbrar encantadoras paisagens, sob um ponto de vista único”, comentou.

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito de Vila Velha fez questão de frisar: “Os tempos de desavenças ficaram para trás. O momento é de união e coragem para vencer antigos desafios e mudar a história. E nós estamos unidos. Por isso, em apenas dois anos em meio de gestão, os investimentos estaduais em Vila Velha já ultrapassaram a R$ 2,5 bilhões”, vibrou Arnaldinho Borgo.

O prefeito encerrou seu discurso mencionando as obras de revitalização do Parque da Prainha, que seguem em andamento, e anunciou para breve a licitação das obras de construção do “Mercado do Peixe”, na Prainha, além da volta do sistema de compartilhamento de bicicletas.

O novo Sistema Aquaviário entrou em operação às 6h30 desta segunda-feira (21), inicialmente com duas linhas e três estações: Linha 401 (Porto de Santana X Praça do Papa) e Linha 402 (Praça do Papa X Prainha). A tarifa será a mesma do Transcol, ou seja R$ 4,50, e os dois sistemas serão integrados.


Quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, será necessária a utilização do Cartão GV.

Conexões

Para se deslocar utilizando os sistemas Aquaviário e Transcol, o usuário poderá usar o Cartão GV três vezes e realizar até duas integrações. Por exemplo, o passageiro pode embarcar em Itaparica usando o cartão pela primeira vez, até o Terminal Vila Velha, onde pega o ônibus até a Prainha. Lá, passa pela segunda vez o cartão, fazendo a primeira integração no Aquaviário. Desce na Praça do Papa e pega outra linha até o Centro de Vitória, passando o cartão pela terceira vez e fazendo a segunda integração. Para cada integração, o usuário tem o prazo 1h30 para realizar a conexão. Após utilizar o cartão três vezes, e fazer duas integrações, o próximo embarque será cobrado (ônibus ou Aquaviário).

As três estações do Aquaviário também contam com máquinas de autoatendimento para a aquisição e recarga do Cartão GV. A partir do início da operação do novo Aquaviário, as linhas serão monitoradas diariamente para adequação de horários, tanto do Aquaviário quanto das linhas de ônibus do Sistema Transcol. Futuramente, outras estações deverão ser implementadas, conforme a demanda e a necessidade.

A Linha Porto de Santana X Praça do Papa vai realizar 14 viagens por dia (ida e volta) e a Linha 402 (Praça do Papa X Prainha) 28 viagens (ida e volta). As lanchas também têm lugar para transportar bicicletas, sendo que uma delas tem capacidade para 86 pessoas e seis bicicletas, e outra, 74 pessoas e quatro bicicletas.

Assessora de Comunicação 

Categorias

jornalresgate