Mais de 100 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto de Cachoeiro nos primeiros quatro meses do ano

Mais de 100 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto de Cachoeiro nos primeiros quatro meses do ano.

Descarte correto do lixo pela população é fundamental para evitar o entupimento do sistema de esgotamento sanitário.

Nos primeiros quatro meses do ano, o serviço de limpeza preventiva da BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, retirou 103 toneladas de resíduos sólidos das redes de esgoto do município. Foram alcançados 43,327 quilômetros de redes coletoras em diferentes bairros e distritos atendidos pela companhia.

 

O coordenador da área de manutenção de redes em Cachoeiro, Higor Marin Casteglione, explica que o material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos, areia e entulho. “Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no sistema operado pela concessionária. É um comportamento que contribui para as obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas são importantes. Elas reduzem os impactos e evitam transtornos”, afirma.

 

Higor Marin ressalta que a população deve ser parceira da concessionária, evitando o descarte incorreto dos resíduos e o lançamento da água de chuva nas redes coletoras de esgoto. “O serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente pela BRK, seguindo um cronograma que prioriza os pontos críticos e de maior vulnerabilidade, considerando todos os 571 quilômetros de redes de esgotamento sanitário do município”, diz o coordenador. 

 

A limpeza é executada com o apoio de um caminhão hidrojato. Ele tem capacidade de hidrojateamento em alta pressão, aliado a um sistema de sucção a vácuo. Neste ano de 2024, inclusive, a BRK em Cachoeiro adquiriu um novo equipamento hidrojato, trazendo mais eficiência para as operações. 

 

O material coletado é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Coronel Borges. No local, os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados a um aterro sanitário.

 

Para mais informações ou qualquer necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, a BRK disponibiliza os seguintes canais: Agência Virtual Minha BRK (minhabrk.com.br), WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, e o telefone gratuito 0800 771 0001, disponível 24 horas por dia.

Rita Diascanio – Contatus Comunicação 

Rosa Malena Carvalho – Comunicação da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim 

                                                                    

 
Categorias

jornalresgate