Mais de 25 mil famílias capixabas saem do vermelho em outubro
Inadimplência do consumidor cai pelo 4º mês consecutivo e é a menor em 12 meses. Maior capacidade de pagamento pode resultar em mais vendas para o comércio
A capacidade de pagamento no Espírito Santo tem crescido e deixado o comércio otimista para datas comemorativas de fim de ano como Black Friday e Natal. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) apontou que a inadimplência do consumidor capixaba caiu pelo 4º mês consecutivo e é a menor em 12 meses. Estimativa indica ainda que 25.700 famílias saíram do vermelho em outubro.
Entre setembro (34,4%) e outubro (32,6%) a redução do percentual de famílias capixabas com contas em atraso foi de 1,8 ponto percentual. Além disso, o número de famílias com contas a pagar (endividadas) permanece em queda, tendo caído de 90,2% em setembro para 89,3% em outubro.
As análises dos dados são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, a redução do endividamento das famílias capixabas no mês anterior à Black Friday traça um cenário otimista para o comércio no estado, tendo em vista que essa redução implica na possibilidade de as famílias assumirem novos compromissos financeiros.
“Do ponto de vista do consumidor, essa redução resulta em um aumento médio da capacidade de pagamento para novembro. Já para o comércio, a melhora na capacidade de pagamento das famílias pode levar a mais vendas”, pontuou Ana Carolina Júlio.
Ao comparar outubro deste ano com o mesmo período de 2023, a inadimplência caiu 6,8 pontos percentuais, de 39,4% para 32,6%. A estimativa é que o mês teve 97 mil famílias inadimplentes a menos do que em outubro do ano passado.
O levantamento mostrou ainda como o endividamento ocorre, sendo o cartão de crédito a principal ferramenta. No mês passado, sua utilização cresceu, tanto em famílias com renda de até 10 salários mínimos (R$ 14.120) – em que 89,8% usam o cartão – quanto nos grupos familiares com maior renda, 93,5% deles priorizando a ferramenta.
Para as famílias com menor renda (até R$ 14.120), a segunda fonte principal de endividamento foi crédito pessoal, seguido dos carnês. Para as que têm maior renda, a segunda fonte foi o financiamento de casa seguido do financiamento de carro – ambos apresentaram queda em outubro.
Outro aspecto relevante é a característica da dívida, que, dentre outros itens, indica o tempo médio que o consumidor permanecerá com os débitos. Na comparação entre outubro de 2023 e outubro de 2024, houve redução de 3,2 pontos percentuais na quantidade de grupos familiares de menor renda com dívidas de longo prazo (acima de seis meses). Já para as famílias de maior renda, houve um aumento de 2 pontos percentuais de consumidores com despesas longas.
Há ainda outro destaque da pesquisa: o percentual das famílias com menor salário e que comprometeu até 10% da renda com dívidas aumentou 3,3 pontos percentuais entre outubro deste ano (26%) em relação ao mesmo mês de 2023 (22,7%). Já no caso das famílias com maior renda, o aumento foi de 2,7 pontos percentuais (de 49,4% para 52,1%).
“O aumento da folga financeira das famílias capixabas reforça o cenário otimista esperado em novembro, pois isso indica que os capixabas têm mais recursos disponíveis para outros tipos de gastos que não seja o pagamento de dívidas já adquiridas. Com maior renda disponível, as famílias poderão gastar mais com o consumo de bens e serviços”, ressaltou a coordenadora Ana Carolina Júlio.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
*Sobre a Fecomércio-ES*
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Foto: Ana Carolina Júlio. Crédito: Jove Fagundes
Por Kelly Kalle