Missão Laguna Negra 2025: Estão abertas as inscrições para profissionais da saúde em Barco Hospital na Amazônia
A Missão do Barco Hospital Laguna Negra é organizada pela Comunidade Epifania e proporciona aos voluntários uma vivência missionária na Prelazia de Lábrea, Igreja irmã da Arquidiocese de Vitória
Entre os meses de maio a julho de 2025 acontece a Missão do Barco Hospital Laguna Negra, na Prelazia de Lábrea, igreja irmã da Arquidiocese, localizada na região centro-sul ocidental do estado do Amazonas. Ao todo, a expedição se divide em quatro períodos de 15 dias cada, sendo que o primeiro tem início no dia 15 de maio. Os voluntários poderão escolher o período no qual desejam e podem atuar no momento da inscrição, onde passarão por um processo seletivo. As atividades missionárias terminam no dia 24 de julho de 2025.
O Barco Hospital Laguna Negra na Amazônia é um projeto da Comunidade Epifania, em parceria com a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea, que visa proporcionar aos voluntários uma experiência profunda do amor, da fé e da ação concreta da misericórdia de Deus.
Segundo a coordenadora da Missão Laguna Negra e missionária da Comunidade Epifania, Eliana Machado, a comunidade organiza a seleção dos profissionais da saúde, bem como a estrutura da missão, antes, durante e depois do período do atendimento às comunidades ribeirinhas.
“Em 2024, a Missão Laguna Negra realizou aproximadamente 7 mil atendimentos à população ribeirinha e comunidades indígenas no território da Prelazia de Lábrea. Uma experiência profunda do amor de Deus que sustenta cada atividade, sejam as visitas missionárias nas casas, os atendimentos diários nos consultórios médicos e odontológicos, além das celebrações eucarísticas”, destaca.
Além disso, ela ressalta que o principal objetivo da missão é levar esperança cristã, a partilha dos dons junto aos irmãos ribeirinhos e indígena da região Amazônica. “Todos os anos contamos com os voluntários da saúde que fazem essa missão junto com a Igreja, são profissionais de diversas áreas da saúde. O Barco Hospital Laguna Negra é uma oportunidade única para que cada um, possa vivenciar novas realidades eclesiais, socioculturais, ampliando a visão sobre a Igreja na Amazônia, além de proporcionar um intercâmbio de vivências e fomentar o encontro, nessa perspectiva de uma Igreja em saída como nos provoca o Papa Francisco”, destaca.
No mês de dezembro de cada ano que antecede a execução da Missão Laguna Negra, a Comunidade Epifania abre as inscrições, por meio do site e redes sociais da Comunidade Epifania e Arquidiocese de Vitória, para profissionais da saúde voluntários de todo o país. No formulário de inscrição o profissional de saúde escolhe a opção de data e local disponibilizado para atuação.
“A partir dos inscritos, formamos as equipes, que deverão prestar o atendimento à população ribeirinha e indígena por um período de 15 dias. Ao todo, são quatro equipes multiprofissionais da saúde que atuarão na missão. Após a seleção e formação das equipes multiprofissionais, ocorre a preparação formativa de forma remota, por meio de palestras e roda de conversa, a fim de fazer conhecer ao profissional, a realidade amazônica com seus povos e desafios”, ressalta a coordenadora.
Breve histórico da Missão Barco Hospital Laguna Negra
Em 2006 a Comunidade Epifania iniciou uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama.
Na trajetória da missão, o trabalho com a população ribeirinha tornou-se um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. E em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão em Canutama, e deparando-se com este desafio, Doris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade, sentiu uma inspiração para iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente através de um Barco-Hospital que percorreria a calha do Rio Purus com a finalidade de levar atendimento médico e odontológico a essa comunidade.
Nesse contexto, e entendendo a necessidade de ações que visem melhorar as condições de saúde e qualidade de vida da população ribeirinha, surgiu a Missão Laguna Negra, em parceria com a Comunidade Epifania da Arquidiocese de Vitória.
Como participar?
As inscrições já estão abertas no site da Comunidade Epifania (epifania.org.br) e vão até dia 15 de fevereiro de 2025. Os profissionais da área da saúde devem atentar-se aos critérios no formulário de inscrição, o preenchimento do mesmo não garante a participação efetiva. Há uma coordenação que fará a seleção dos participantes e posteriormente serão divulgados os selecionados para cada etapa.
Os interessados devem ser capazes de contribuir com consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos, tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal), curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular.
Serviço
Missão Barco Hospital Laguna Negra
Período: Maio, junho e julho de 2025
Inscrições: de 11 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro de 2025
Site: epifania.org.br / Rede Social @comunidadeepifania
Dúvidas pelo e-mail: comepifania@gmail.com
Link de inscrição: https://forms.gle/9c8LvXGPiBJdqfNS8
Telefones:
(27) 99732-1599 / Eliana Machado
(27) 99893-1879 / Rosangela Rodrigues
Por Rômulo Benha