
Parabólica digital: no último mês para solicitar kit gratuito, mais de 25 mil famílias do ES ainda podem ser beneficiadas

Prazo para agendar serviço se encerra às 20h do dia 30 de junho
Famílias de menor renda inscritas em programas sociais, por meio do CadÚnico, têm até o dia 30 de junho para solicitar a substituição gratuita das antenas parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital.
O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população na transição para o sinal digital após a chegada do 5G. Desde o início do projeto, quase 5 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas.
Em todo o Espírito Santo, cerca de 25,8 mil famílias já foram contempladas com o kit gratuito com a nova parabólica digital, e a Siga Antenado estima que outras 25,3 mil ainda possam ter direito ao benefício. Dessas, cerca de 14 mil estão nos municípios localizados ao norte do estado, com destaque para os municípios de Barra de São Francisco, Jaguaré, Linhares, Nova Venécia e São Mateus. Já na região metropolitana, a expectativa é de atender ainda a mais de 8,2 mil lares, especialmente em Cariacica, Itapemirim, Marataízes, Serra, Vila Velha e Vitória.
Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca que é importante fazer a substituição da parabólica o quanto antes: “O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga. A família vai perceber uma melhoria muito grande na qualidade da transmissão da TV.”
Quem pode ter direito ao benefício e como agendar
Todo o processo, do agendamento à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, é gratuito. Para solicitar a substituição dos equipamentos é necessário estar inscrito em um programa social do Governo Federal – como Bolsa Família, Pé-de-meia, Auxílio Gás, entre outros – e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando em casa.
Os interessados devem acessar o site www.sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404, que também aceita mensagens de texto pelo Whatsapp. É preciso informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) e responder às perguntas do formulário. Em seguida, o beneficiário poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a casa dele.
