Parque Cultural Casa do Governador oferece experiências gratuitas de fotografia, brincadeiras tradicionais e guirlandas naturais

 
As atividades fazem parte do oitavo ciclo do “Experimentações no Parque”, com oficinas abertas ao público ao longo do mês de dezembro
 
Ao longo de dezembro, o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, oferece quatro oficinas gratuitas, que exploram técnicas de fotografia, brincadeiras que atravessam gerações e a criação de guirlandas naturais. A programação integra a oitava edição do “Experimentações no Parque”, promovida pela Escola Viva de Artes (EVA), e as atividades também fazem parte da agenda quinzenal do Parque Aberto.
 
No próximo sábado (6), às 14h, ocorre a oficina “Câmara escura: despertando o olhar”, realizada em parceria com o Itaú Cultural e conduzida pelas educadoras Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza. O encontro abordará técnicas e poéticas que atravessam a fotografia, com foco nos primeiros mecanismos que deram origem ao que hoje chamamos de câmera.
 
Na atividade, os participantes vão aprender a produzir uma câmara escura artesanal e explorar fundamentos como luz, forma e textura. A proposta é aproximar a experimentação da fotografia modernista apresentada na exposição “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”, em cartaz na Galeria Gabinete, ao uso de materiais cotidianos.
 
A segunda oficina, “Corrida de tampinha”, será realizada no domingo (7), às 10h, no Bosque de Esculturas, com condução do educador Valentim Faria. A atividade transformará o Parque em um grande quintal compartilhado, onde participantes de todas as idades poderão criar suas próprias tampinhas-corredoras e experimentar diferentes formas de movimentá-las pelo chão, explorando trajetos e interagindo com o espaço.
 
O encontro valoriza o contato com o solo, as texturas e os gestos simples de impulsão. Mais do que revisitar um jogo tradicional, reforça o brincar como ferramenta educativa, estimulando coordenação, imaginação, tomada de decisão e convivência coletiva. 
 
Criação com elementos naturais
 
No sábado seguinte, dia 13 de dezembro, a partir das 10h, as educadoras Izis Falqueto, Luana Magalhães e Mariana Souza ensinam a técnica da antotipia, processo fotográfico histórico que utiliza pigmentos naturais de plantas para criar imagens monocromáticas. O encontro aprofundará a experiência com processos artesanais da imagem, ressaltando a potência do universo analógico e criando pontes sensíveis com a mostra “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira”.
 
E, entrando no clima natalino e encerrando a programação de oficinas, no domingo, dia 14, às 10h, “Guirlanda natural” convida o público a transformar elementos da natureza — como folhas, sementes, galhos e aromas — em peças únicas para celebrar o período. Nessa vivência criativa e sustentável, os participantes aprendem a trançar histórias, memórias e significados em cada detalhe, valorizando o reaproveitamento consciente e fortalecendo a conexão com o meio ambiente. Cada pessoa terá a oportunidade de criar a sua própria guirlanda, ideal para decorar ou presentear nessa época do ano.
A participação nas oficinas é por ordem de chegada, e menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
 
Serviço | 8º ciclo do “Experimentações no Parque”
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
  • Sábado, 6 de dezembro, às 14h – Oficina “Câmara escura: despertando o olhar”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar o ingresso na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190.
  • Domingo, 7 de dezembro, às 10h – Oficina “Corrida de tampinha”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar o ingresso na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190.
  • Sábado, 13 de dezembro, às 14h – Oficina “Antotipia: o que a luz revela?”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar o ingresso na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/, que serão liberados em breve.
  • Domingo, 14 de dezembro, às 10h – Oficina “Guirlanda natural”
São 20 vagas, e as inscrições são por ordem de chegada.
Para acessar o Parque, basta retirar o ingresso na recepção do parque, ou previamente no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/, que serão liberados em breve.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
 
Por Duda Moro 
 
 
 

Deixe um Comentário