Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em quiosques na Praia de Camburi, em Vitória
Ligação clandestina é crime previsto no Código Penal Brasileiro
Vitória, 20 de novembro de 2024 – Na noite desta terça-feira, 19, a Polícia Civil e a EDP realizaram uma operação de combate ao furto de energia em dois quiosques da Praia de Camburi, em Vitória. Nos locais foram encontradas ligações diretas na rede elétrica, caracterizando furto de energia.
Com a irregularidade, a energia consumida nos estabelecimentos não estava sendo devidamente paga. Os bares são utilizados como espaço de aluguéis para festas e ficam na altura do bairro Jardim Camburi.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro, previsto no Artigo 155: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
Além do processo criminal, os responsáveis pelos quiosques irão arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
A prática representa riscos significativos para a segurança da população e para o sistema elétrico, pois pode causar acidentes graves, além de sobrecarga na rede elétrica.
A EDP reforça que combate rigorosamente este crime. Casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP (www.edp.com.br) ou pelo telefone 0800 721 0707.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Crédito da imagem: Divulgação/ EDP
Por Mariana Martinez