BANNER TOPO

Pontão de Cultura da Associação do Patrimônio Cachoeirense inicia o ano com diversas realizações

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, entidade que trabalha pelo fomento e pela preservação da cultura cachoeirense há mais de 25 anos, vem realizando, desde junho do ano passado, uma sequência de atividades dentro do projeto Pontão de Cultura, que reúne eventos tradicionais, oficinas de transmissão de saberes e um curso de formação – ações voltadas aos grupos que compõem a organização.

A mais recente festividade tradicional aconteceu em 31 de janeiro, no distrito de Burarama. Trata-se da Entrega da Folia de Reis Missão Divina, grupo da própria localidade, que recebeu a visita da Charola de São Sebastião de Jacu e da Folia de Reis Estrela do Pôr do Sol, do bairro Aeroporto, para um arremate (nome que se dá à festa de rua que encerra o ciclo natalino). Na ocasião, houve batizado de foliões do Missão Divina e apresentações dos três grupos. Segundo o mestre Wilson Diniz, “por meio de nós, essa cultura, que infelizmente vem sendo esquecida, segue viva no encontro entre o grupo e a comunidade, reafirmando a importância de manter nossas tradições ativas, presentes e compartilhadas”.

A próxima festa do Pontão de Cultura da Associação é o Carnaval de Bois do Boi Tsunami, que vai fazer a festa dos foliões cachoeirenses no dia 13 (sexta-feira de Carnaval), pelas ruas do bairro Boa Vista. O início do cortejo ocorrerá às 19h, saindo da rua Raimundo Fulin, em frente à antiga lotérica, e seguindo até a rua João Pancini. O evento conta com participações especiais, como a Boneca Babiana (marcando o retorno desse personagem histórico do carnaval de Cachoeiro), o Vela Acesa, o Bloco Arariguaba, o Boizinho Subida da Maré e grupos de boi pintadinho de outros municípios. Segundo Emerson Costa, mestre do grupo Tsunami, “o carnaval de rua do bairro Boa Vista é mais do que festa: é cultura, lazer e identidade. A folia fortalece os laços comunitários, movimenta o comércio local e valoriza o bairro, mostrando a força da cultura popular como instrumento de inclusão, celebração e desenvolvimento social”.

No dia seguinte, sábado (14), é a vez do Arremate da Folia de Reis Estrela do Mar, no bairro Zumbi, organizado pelo grupo que dá nome ao festejo. O evento começa às 17h, na Rua Colatina, 101. “O arremate significa tudo em minha vida. É um momento de entrega dos Três Reis e de São Sebastião, e também de agradecer, junto aos foliões, tudo o que nós passamos nesse período que se encerra”, afirma Rogério Vieira Machado, mestre do grupo. Vale destacar que todas as festividades realizadas pela Associação são de acesso livre e gratuito à população sul capixaba.

Além das festas, foi concluído o curso de formação cultural e cidadã, que vinha sendo ministrado nos últimos meses e que abordou temas relacionados a inclusão, acessibilidade, saberes ancestrais, construção de lideranças e elaboração de projetos culturais. O último encontro ocorreu no sábado (7), quando os participantes – todos eles integrantes da Associação – fizeram um balanço dos conhecimentos trocados e discutiram sobre ideias para diversos projetos, que devem beneficiar seus grupos. Os facilitadores do curso Luciene Carla Francelino, Almir Forte e Genildo Coelho mostram-se muito satisfeitos com os resultados obtidos. “Os cursistas evoluíram muito a partir dos temas que trouxemos. Os conceitos introduzidos são para a vida deles e para serem debatidos nos seus grupos, que têm um papel fundamental nas comunidades onde estão inseridos”, comentam.

O Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, é um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Cultura Viva, e conta com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo. As ações desenvolvidas podem ser acompanhadas pelas redes sociais e pelo próprio site da Associação: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais estão em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.

Grupo de caxambu Alegria de Viver agora é Ponto de Cultura
A Associação de Salvaguarda tem mais um motivo para comemorar: o caxambu Alegria de Viver, do quilombo Vargem Alegre, foi reconhecido recentemente como um Ponto de Cultura pela Política Nacional Cultura Viva. O grupo, que também integra a entidade, passa a ser considerado um coletivo reconhecido por sua atuação na sua comunidade, desenvolvendo ações que incentivam a participação social e valorizam a diversidade cultural, o que amplia suas possibilidades de acesso a políticas públicas de incentivo à cultura. O perfil do Coletivo Alegria de Viver na plataforma do Cultura Viva pode ser acessado pelo endereço https://culturaviva.cultura.gov.br/agente/7558844/.
Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense
 
Categorias

Jornal Resgate