BANNER TOPO

Pontão de Cultura segue realizando atividades em Cachoeiro




Desde o mês de junho a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense vem realizando uma série de atividades que integram o seu Pontão de Cultura, projeto que reúne curso, oficinas de transmissão de saberes e eventos tradicionais com os grupos de patrimônio associados à entidade.

Uma das ações do Pontão ocorreu no último domingo (31), com a realização do 8° Encontro Interestadual de Capoeira, no bairro IBC, em Cachoeiro. O evento foi promovido em parceria com a Associação de Capoeira Navio Negreiro, liderada pelo Mestre Timbó e pela Mestra Ligeira – primeira mulher a receber o título de Mestra de Capoeira no sul do Espírito Santo, em 2024.

A programação do encontro incluiu entrega e troca de graduações, samba de roda e a formatura do professor Nanado, como é conhecido na capoeira Leonardo Gomes Pinheiro. “A capoeira, para mim, nunca foi apenas levantar a perna ou aplicar um golpe. Ela vem da alma, do coração e da convivência com irmãos que a vida me deu. Com muito orgulho e gratidão, sigo firme e comprometido em carregar a bandeira do grupo Navio Negreiro, mantendo viva essa tradição até o fim”, afirma Leonardo, que recebeu sua graduação de professor no encontro.

Marcaram presença na festa mestres, contramestres, professores e profissionais da capoeira de diversos grupos do sul capixaba e do Rio de Janeiro. A mestra Ligeira afirma que “esse é um momento que representa o início da caminhada para muitos e a confirmação da trajetória para tantos outros. Nossa associação é conduzida com firmeza e tradição por mim e pelo mestre Timbó, e seguimos guiando esse navio com propósito, ancestralidade e axé”.

O 8° Encontro Interestadual de Capoeira também contou com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo. O Pontão da Associação de Salvaguarda é um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Cultura Viva. As ações do Pontão podem ser acompanhadas pelas redes sociais e pelo próprio site da entidade: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais encontram-se em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.

Vale ressaltar que também vem sendo realizada uma formação cultural e cidadã com os membros da entidade, por meio de encontros mensais que discutem inclusão, acessibilidade, saberes ancestrais e construção de lideranças. Além disso, os mestres da Associação têm ministrado oficinas a crianças, adolescentes e jovens de diferentes regiões de Cachoeiro, ensinando na prática os conhecimentos da capoeira, do caxambu, do boi pintadinho e do bate flechas de São Sebastião.

Caxambu Santa Cruz também é Ponto de Cultura

O grupo de caxambu Santa Cruz, que também faz parte da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, foi reconhecido recentemente como Ponto de Cultura pela Política Nacional Cultura Viva (a mesma que viabiliza o Pontão da Associação).
Isso significa que, a partir de agora, o Santa Cruz, do Quilombo Monte Alegre, é um coletivo reconhecido por sua atuação na comunidade, com ações que valorizam a diversidade cultural e a participação social, e com isso pode conquistar mais espaço em políticas públicas de fomento à cultura.

“Sem dúvida, esse é um passo muito importante para o reconhecimento e a valorização do patrimônio imaterial de Cachoeiro de Itapemirim”, afirma Genildo Coelho Hautequestt Filho, gestor de projetos da Associação.
 

O perfil do Coletivo Santa Cruz na plataforma do Cultura Viva pode ser acessado em culturaviva.cultura.gov.br/agente/307184.
 
Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense
(27) 99915-2453
Categorias

Jornal Resgate