Presidente da Ales celebra conquistas e reforça parceria com a imprensa capixaba

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União Brasil), se reuniu com inúmeros representantes da imprensa capixaba, na manhã desta quarta-feira (11), para um bate-papo exclusivo, troca de ideias, apresentação de novos planos e, principalmente, para fortalecer a parceria da Ales com os veículos de comunicação.

*Papel da imprensa no fortalecimento do Legislativo*


O encontro com os jornalistas aconteceu no Salão Nobre da Casa, onde o presidente reconheceu a importância da cobertura jornalística para a divulgação do trabalho, das ações, das conquistas e da diligente atuação do Legislativo, para garantir estabilidade, equilíbrio político e administrativo, e a necessária governabilidade para que o Espírito Santo siga avançando em seu processo de desenvolvimento social e econômico.

*Compromisso com as prioridades e a agenda de desenvolvimento do Espírito Santo*


“É uma alegria receber a imprensa capixaba aqui em nossa Casa, neste momento em que estamos prestes a encerrar o ano legislativo de 2024, com grande protagonismo e responsabilidade. Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial a todos os presentes, pela parceria e especial atenção que têm nos dispensado, no acompanhamento e divulgação dos atos da Assembleia Legislativa. Este acompanhamento reforça nosso compromisso com as pautas prioritárias do Estado, neste virtuoso ciclo de desenvolvimento social e econômico que estamos vivendo”, afirmou Marcelo Santos, em sua saudação inicial à imprensa.

*Contribuição da imprensa para um Estado mais democrático*


O presidente do Legislativo ressaltou, também, o papel estratégico da imprensa capixaba, ao levar informações completas e imparciais à população, sempre com destaque à contribuição dos parlamentares, para a construção de um Estado cada vez mais democrático e próspero, comprometido com conquistas em todas as áreas e setores.

*Superação de desafios e fortalecimento do papel legislativo*


“A imprensa também tem cobrado, com muito respeito e diligência, a implementação de ações de interesse público que envolvem respostas da Ales para os clamores da nossa população e o atendimento das principais demandas da sociedade capixaba. Superamos as limitações do passado, criamos condições para que os deputados possam desempenhar um papel bem mais relevante e atuar ativamente em todas as regiões do Estado, exercendo suas prerrogativas e debatendo os mais diversos assuntos de interesse. E eles compartilham o compromisso da Assembleia, de fazer as entregas esperadas, e de elevar o nível da produtividade legislativa”, acrescentou Marcelo Santos.

*Avanços, transparência e modernização no Legislativo capixaba*


Durante a conversa com os jornalistas, Santos também falou sobre as credenciais conquistadas pela Ales durante sua gestão: “Cortamos gastos e trabalhamos com economicidade e respeito ao dinheiro público; valorizamos a atuação das comissões temáticas da Casa; fomos a primeira Assembleia a extinguir normas desatualizadas, obsoletas e inconstitucionais, contribuindo para tornar o Espírito Santo o estado com maior segurança jurídica do país”, ressaltou.

*Reconhecimento nacional e projetos inovadores*


E Santos completou: “Além disso, fomos a primeira Assembleia digital do Brasil e recebemos o prêmio nacional ‘Assembleia Cidadã’, concedido pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que reconheceu a importância do projeto ‘Arranjos Produtivos’, proposto pela Ales, para fortalecer a agricultura familiar por meio da diversificação de culturas, da assistência técnica e do fornecimento de mudas e equipamentos aos produtores rurais de base familiar”.

*Certificação e ética institucional*


Sob o comando do presidente Marcelo Santos, a Ales foi reconhecida e apontada como a Assembleia mais transparente do Brasil, na avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon): “Recebemos esta certificação inédita durante importante evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, nesta terça-feira (10). Estamos muito honrados em consolidar esta conquista, que valoriza ainda mais a forma ética como atuamos à frente da nossa instituição”, pontuou ele.

*Orçamento recorde e compromisso com a governabilidade*


Marcelo Santos comentou, ainda, sobre a responsabilidade da Assembleia Legislativa, que nesta quarta-feira (11) discutiu, votou e aprovou – sem nenhum destaque ou alteração – o Orçamento Geral do Estado para 2025, estimado em mais de R$ 30,2 bilhões: o maior orçamento da história do Espírito Santo.

*Prontidão legislativa e mais diálogo*


“Ainda temos muitas matérias do Governo, do Poder Judiciário e dos próprios deputados, para discutir e votar. Estaremos de prontidão até o próximo dia 22, para esvaziarmos a pauta de votação. Se for necessário, poderemos realizar sessões extraordinárias virtuais, para deliberarmos sobre as matérias que estão chegando”, assegurou o presidente da Ales, que também falou sobre a parceria e a excelente relação da Casa e dos deputados, com o Governador Renato Casagrande e o vice, Ricardo Ferraço.

*Desafios futuros e união de esforços*


O presidente Marcelo Santos finalizou sua fala aos jornalistas assegurando que a Assembleia não irá se deixar contaminar por interesses divergentes envolvendo as eleições para a Mesa Diretora, em fevereiro de 2025, e nem pela sucessão estadual, em 2026. Santos enfatizou, ainda, o preparo e a maturidade da Casa para superar os desafios que o Estado ainda tem pela frente; destacou a harmonia entre o Legislativo e os outros poderes, instituições e órgãos estaduais de fiscalização e controle; defendeu a união de esforços entre os agentes políticos para ajudar a manter o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo; e demonstrou orgulho por participar da legislatura com o maior viés ideológico de todos os tempos – e também com os melhores resultados.

*Resgate da confiança e do respeito da população*


“Estamos de portas abertas para ouvir e dialogar com todos os setores da sociedade capixaba. Acabamos com o ‘balcão de negócios’ que havia na Assembleia, reconquistamos o respeito e a confiança da população, consolidamos avanços e conquistas históricas e engrandecemos nossa instituição e nossos mandatos. Tudo isso é muito gratificante”, encerrou Marcelo Santos.

Créditos:  Lucas S. Costa

Redação

Por Jota Neto 

Categorias , ,

jornalresgate