Programa EmpregaJUV: cursos de qualificação para jovens em todo o Espírito Santo já começaram


O primeiro ciclo de turmas do Programa Emprega Juv já iniciou! A iniciativa tem como objetivo a qualificação e o aumento da empregabilidade de jovens capixabas, de 16 a 29 anos, atendidos pelo Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em diversas regiões do Estado. As aulas já estão em andamento nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Vitória, Cariacica, Colatina e Vila Velha.

O Programa é idealizado pelo Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, em parceria com  o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), ofertando 1.120 vagas distribuídas em 56 turmas ao longo de dois anos de parceria. Neste mês de setembro, a previsão é de que mais seis turmas possam ser iniciadas.

Os jovens ganham acesso a uma ampla variedade de cursos, que incluem desde áreas técnicas como Jovem Programadora, Operador de Computador, Programador Web e até qualificações específicas como barbeiro, cabeleireiro, assistente administrativos e outros, de acordo com as demandas de cada região. Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) oferece auxílio financeiro para passagem e alimentação.

A Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Wakyla Corrêa, forneceu detalhes da atuação da instituição na parceria . “As escolhas dos cursos e também os locais de realização foram feitos na base da escuta ativa. Temos um portfólio extenso de títulos nas áreas de beleza, saúde, gestão, tecnologia, comunicação e gastronomia. Até o final do ano a expectativa é de que cada CRJ tenha concluído pelo menos uma turma”, explicou Corrêa.

Centro de Referência Juventude

Os espaços comunitários promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, atendendo às demandas locais com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais. Com 14 unidades distribuídas em 10 municípios, os centros são resultado de um trabalho colaborativo entre o Governo do Estado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organizações da Sociedade Civil, garantindo a implementação de ações alinhadas ao Estatuto da Juventude.

Categorias

jornalresgate