Projeto de Messias Donato beneficia microempreendedor e cria método inovador para enquadramento do MEI
O PLP nº 143/2023 propõe o aumento do limite de enquadramento do MEI para R$ 151.765,32 (cento e cinquenta e um mil, setecentos e sessenta e cinco reais e trinta e dois centavos). O valor proposto pelo parlamentar foi baseado no reajuste no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e segundo o projeto, não é reajustado a mais de 07 anos.
O IPCA é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias e mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras.
A matéria também cria a atualização automática do limite de faturamento do MEI, microempresa e empresa de pequeno porte, o atrelando ao IPCA. Assim a cada ano este limite aumenta de acordo com a inflação.
De acordo com Messias “reajustando as receitas brutas de enquadramento ao índice IPCA criamos uma ferramenta de previsibilidade orçamentária para o empreendedor, que pode executar seu plano de negócio com a estimativa de aumento do limite de enquadramento, uma vez que, o IBGE mantém em seu endereço eletrônico oficial os dados atualizados do IPCA acumulado.”
A matéria tramita na Câmara dos Deputados e está pronta para pauta no plenário. Veja o projeto em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2372604
José Roberto