​Projeto sensibiliza alunos e conscientiza contra a captura e tráfico de animais

​Projeto sensibiliza alunos e conscientiza contra a captura e tráfico de animais.

 
Texto: Laiz Fidalgo
Foto: Divulgação
 

No Brasil, cerca de 38 milhões de animais são traficados por ano. Para promover uma sensibilização com os alunos sobre os riscos da captura e comercialização ilegal de espécies, surgiu o projeto “Extraordinário é ser livre”. A iniciativa realiza ações quinzenais em escolas da rede municipal de Vila Velha, conscientizando sobre o crime relacionado à compra de animais silvestres e consequências previstas na legislação brasileira para proteger a biodiversidade. 
 
Os encontros contam com uma apresentação lúdica que inclui uma esquete teatral com música, palestra com o biólogo e coordenador de Fauna do município, Alexandre Wandenkolken Afonso. Há também apresentação de trechos de filmes para sensibilização seguida de roda de conversa.
 
Idealizado e executado pela gerência de Projetos Educacionais, a iniciativa projeto passou pela UMEF Cecília Marchesi (em Dom João Batista) e, de acordo com o cronograma, as próximas ações vão percorrer a UMEF Ofélia Escolar (Aribiri), a UMEF José Siqueira Santa Clara (Ataíde), a UMEI Maria da Glória Rauta (Dom João Batista) e a UMEF Antonio Pinto Rodrigues (Cavalieri).
 
Para a secretária de Educação de Vila Velha, Tatiana de Castro Nogueira, a conscientização da sociedade passa pela educação, impulsionando uma mudança gradativa na sociedade. Além disso, a gestora ponderou que o trabalho com as crianças é eficaz, pois elas também replicam o conhecimento para as famílias em casa.
 
“Iniciativas como esta, que levam o debate e a reflexão sobre o tema desde a infância, são fundamentais para o enfrentamento do problema, que infelizmente é uma realidade para algumas regiões brasileiras. A escola tem esse papel de contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável em relação à proteção dos direitos dos animais e a preservação da fauna brasileira”, afirmou a secretária.

Categorias

jornalresgate