
Reciclagem de resíduos é compromisso da Simec Cariacica

Reciclagem de resíduos é compromisso da Simec Cariacica.
No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado nesta sexta-feira, 17 de maio, a Simec Cariacica reforça o seu compromisso com a reciclagem de resíduos e a disseminação das práticas sustentáveis. A unidade do Grupo Simec, localizada em Jardim América, detém o posto de maior recicladora de sucata de aço do Espírito Santo e investe na coleta seletiva, destinando papel e plástico para empresa parceira.
O gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele, ressalta que a empresa é a principal recicladora do material desde que iniciou as atividades no município, há seis anos. “Absorvemos cerca de 70% de toda a sucata de aço gerada no Estado, utilizando a matéria-prima em nosso processo produtivo, que inclui a fabricação de itens como vergalhões, barras, perfis e lâminas para cortes de rochas ornamentais”, explica.
O grande diferencial dos produtos feitos de aço, segundo Dante, está exatamente na capacidade de reaproveitamento. “O aço é essencial para a construção de um futuro mais sustentável porque pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade. Nada é descartado, nada se perde no processo. Dessa forma, contribuímos para a redução dos impactos ambientais e ainda fazemos a nossa parte na geração de emprego e renda”, afirma.
A coletiva seletiva é outra iniciativa que integra o dia a dia da companhia, incentivando o descarte correto do lixo entre empregados e visitantes. A empresa vai além: todo o plástico e papel gerado na empresa é direcionado para uma empresa de gerenciamento de resíduos a fim de que sejam reciclados.
“Com essa parceria, reduzimos os custos, aumentamos a vida útil dos aterros e evitamos a poluição do solo e da água causada pelo descarte incorreto do lixo. “É uma iniciativa importante, inteligente e que preserva os recursos naturais, já que uma boa parte deixa de ser extraída para a fabricação de novos produtos”, destaca Dante Kegele.
Contatus Comunicação
Rita Diascanio – Roberta Peixoto