Requalificação do Largo Frei Pedro Palácios será anunciada nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (5), às 10h, será anunciado na Igreja do Rosário, na Prainha, o projeto de reforma e requalificação urbana do Largo Frei Pedro Palácios, na Prainha. As intervenções incluirão a Gruta Frei Pedro Palácios, a antiga entrada do Convento da Penha e a estátua do Frei Pedro Palácios.
A proposta prevê diversas mudanças, como a transferência da estátua de Frei Pedro Palácios para uma área central da praça, remoção do estacionamento em frente à antiga Câmara Municipal, criação de uma bilheteria para as vans que transportam visitantes até o Convento e a melhoria na circulação de pedestres e visitantes. O objetivo é transformar o espaço em um novo ponto turístico e de visitação, valorizando o patrimônio histórico e melhorando a urbanização ao redor.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, “a área total do Largo Frei Pedro Palácios é de 1.892,97 metros quadrados e as intervenções planejadas incluem: aumento do espaço para bancos, instalação de bilheteria para a van do Convento, área de embarque e desembarque para as vans, inserção da “rosa dos ventos” no piso, realocação da estátua para onde atualmente está o estacionamento, integração com a praça em frente à antiga Câmara Municipal, inserção de placas informativas sobre os elementos históricos do Largo conforme o Guia Brasileiro de Sinalização Turística e acompanhamento arqueológico das obras, conforme exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”.
O total dos recursos é de R$ 1.299.092,85, com previsão de início das obras em novembro. Na ocasião, também será assinada a ordem de serviço do restauro da Igreja do Rosário.
Histórico
O Largo Frei Pedro Palácios é um espaço histórico significativo, abrigando a Gruta Frei Pedro Palácios, onde o frei se abrigou no século XVI antes de iniciar a construção da ermida que se tornaria o Convento da Penha. A proposta de reurbanização e requalificação visa transformar o Largo em um local contemplativo e atrativo cultural e turístico, aproveitando seu potencial como uma área onde a paisagem urbana se mistura com a arquitetura e elementos naturais e históricos do Sítio Histórico da Prainha.
A Gruta Frei Pedro Palácios é um bem de interesse de preservação conforme o Plano Diretor Municipal, Lei Complementar nº 65/2018. O Largo Frei Pedro Palácios, criado pela Lei Municipal nº 5.812/2016, está situado entre o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e a antiga Câmara Municipal de Vila Velha, na área de entorno do Outeiro, Convento e Igreja Nossa Senhora da Penha, definida pela Portaria IPHAN nº 45/2015.
Frei Pedro Palácios
Pedro Palácios, nascido em Medina do Rio Seco, na Espanha, em 1500, veio para o Brasil em 1558 após passar por Portugal. Estabeleceu-se em Vila Velha, onde construiu uma capela dedicada a São Francisco de Assis. A capela e a ermida construída por Frei Pedro deram origem ao Convento da Penha, marcando a ocupação da Vila do Espírito Santo, atual Vila Velha.
A gruta e a Ladeira da Penitência, antigo acesso ao convento, compõem a paisagem arquitetônica do Sítio Histórico da Prainha, formando um complexo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943.
O projeto de requalificação e reurbanização é uma parceria entre a prefeitura de Vila Velha e o governo do Estado, sendo financiado pelo Programa de Coinvestimento da Cultura Fundo a Fundo Patrimônio Material Tombado.
Fonte site da PMVV