Saiba o porquê da urgência em trocar sua parabólica tradicional  por uma digital e confira se tem direito à troca gratuita

Saiba o porquê da urgência em trocar sua parabólica tradicional
 por uma digital e confira se tem direito à troca gratuita.

Em breve os modelos antigos podem parar de funcionar devido ao avanço do sinal 5G. Mais canais e nada de chiados e chuviscos são algumas vantagens do equipamento mais moderno

Um estudo divulgado pela Conexis Brasil Digital, uma entidade que reúne diversas empresas de telecomunicações e de conectividade, destacou que o nosso país está adotando a rede 5G de forma muito mais rápida na comparação com a implantação da tecnologia 4G, inaugurada há 10 anos. De acordo com o GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), a rede 5G já abrange uma população de 213,3 milhões de usuários desde que foi lançada no Brasil, cobrindo 2.024 municípios.
 

O único problema da velocidade na mudança é que ela já afeta quem ainda usa a parabólica tradicional. Isso porque a tecnologia 5G opera na mesma faixa de frequência, conhecida como Banda C. Então, para continuar tendo acesso a TV aberta de forma gratuita é necessário trocar a parabólica tradicional por uma digital e adquirir um receptor compatível com a Banda Ku. Os preços dos aparelhos com a instalação giram em torno de R$ 1.000,00 em investimentos. Por conta do alto valor a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada pela Anatel, está realizando essa troca de forma gratuita para famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que possuem uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
 

Vale lembrar que, no Espírito Santo, o sinal do 5G já foi liberado em 36 dos 78 municípios do estado. Com isso, os usuários da parabólica tradicional dessas cidades já podem perceber interferências como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, explica que o novo equipamento tem inúmeras vantagens em relação ao modelo tradicional. “Os benefícios mais visíveis são mais canais e  programação regional com melhor qualidade de imagem e som. Mas é importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar por completo. Então, quanto antes se fizer a troca, mais cedo se pode aproveitar os benefícios da nova tecnologia”.

Para saber se tem direito e se o agendamento está aberto na sua cidade, o interessado deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Fabrício Rocha

Nexo Comunica

Categorias

jornalresgate