Travessia Vista do Mestre movimenta o litoral da Serra neste fim de semana

Ultramaratona aquática de 16km de extensão vai contemplar as praias de Nova Almeida e Manguinhos, e terá duas janelas de competição. Diversos atletas já confirmaram presença.

Nadar entre a imponência das falésias, a Igreja dos Reis Magos e a grandiosidade da vista do Mestre Álvaro. Uma experiência única, que a Travessia Vista do Mestre vai trazer aos nadadores que irão participar da competição, que acontece neste sábado, 5 de abril, no litoral do município da Serra.

O trajeto do desafio, que conta com 16 quilômetros de extensão, contempla as praias de Nova Almeida, Baleia, Jacaraípe e Manguinhos. A largada acontece às 6h, na Praia de Nova Almeida (ao lado direito da ponte). Haverá um ponto de arbitragem e troca dos nadadores do revezamento, na praia de Jacaraípe.

Como a modalidade acontece em águas abertas, a janela de competição já foi definida para est sábado (5). Tudo depende das condições climáticas e a largada acontecerá preferencialmente com a corrente favorável.

As provas serão em duas categorias: individual ou revezamento em dupla, ambas com 16 km. Essa será a primeira ultramaratona em águas abertas do município da Serra. A Travessia Vista do Mestre é idealizada pelo ultramaratonista Ronaldo Camillato e pelo seu técnico Leonardo Nascimento, da LN Sports, com apoio da Prefeitura da Serra e do Corpo de Bombeiros.

Diversos atletas capixabas já confirmaram presença, como Romulo Perini, Alexander Santana, Sophia Dutra, Antônio Vidigal, Diógenes Cano, Adervania Barcelos, Vinícius Santana, Marilelia Rocha, Ricardo Marques, Gerbson Sales e Ricardo London entre outros.

*Premiações*

Não haverá premiação por categoria, haverá apenas premiação geral (masculina e feminina), PCD
(masculina e feminina) e apenas as 05 (cinco) primeiras duplas do revezamento independente da composição da dupla. Os 05 (cinco) primeiros colocados terão seus tempos anotados e os resultados divulgados no local de chegada.

Todos os outros nadadores e apoios que finalizarem a prova receberão uma medalha finisher. Não serão entregues medalhas finisher para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova. Só será entregue uma medalha por atleta e uma medalha para o apoio.

*Desafio Canal da Mancha*

Parte do valor arrecadado com as inscrições irão ser destinadas ao projeto “Travessia do Canal da Mancha”, que será realizado em 2027 pelo atleta Ronaldo Camillato Júnior, que é capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

O desafio surgiu após Camillato passar por um drama pessoal, com a esposa Tereza sofrendo na pandemia com a Covid-19. Vendo o grande amor de sua vida passando por um momento delicado de saúde, o bombeiro fez uma promessa que, caso ela se recuperasse, iria realizar uma travessia aquática de 40 quilômetros, que ficou conhecida como “Travessia da Promessa”.

Após a recuperação de Tereza, Ronaldo Camillato se preparou para o desafio, que aconteceu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A prova foi homologada pela BISA, “Big Island Swimming Association”, a maior associação de ultramaratonas aquáticas no mundo. E depois da conclusão, o que era lazer virou esporte.

*História*

O primeiro capixaba a atravessar o Canal da Mancha nadando foi Márcio Junqueira, um engenheiro que na época tinha 47 anos, terminando a travessia em pouco mais de 11 horas, em 2020. E no ano passado, a nadadora Thaís Sant’Ana foi a primeira mulher capixaba a atravessar o Canal da Mancha, nadando 45 quilômetros entre a Inglaterra e a França. Apenas 40 brasileiros já concluíram o percurso.


 Fotos: Reprodução/swimchannel.com

Ronaldo Camillato Junior, ao centro (Foto: Arquivo Pessoal)

Richard Pinheiro – RP Comunicação

Categorias

Jornal Resgate