
SPU entrega chave dos Galpões do IBC ao Ifes e instituição prepara novo centro tecnológico para o Estado.
A cessão é resultado do trabalho da senadora Rose em Brasília; desde de 2020 ela batalha para que a instituição tenha acesso aos Galpões do IBC e transforme a área para beneficiar a população do ES

Em mais um momento marcante para a Educação capixaba, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu nesta sexta-feira, 20, a chave do Galpão do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Jardim da Penha, Vitória, para instalação de mais um polo da instituição.
O Ifes conta agora com um espaço, cedido por 20 anos pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), de 23 mil metros quadrados para oferecer um centro de referência em formação, um centro tecnológico, educação a distância e uma área administrativa aos estudantes do Espírito Santo, realidade que é resultado do trabalho da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) junto ao governo federal.
Rose batalha desde 2020 para que a instituição tenha acesso aos Galpões do IBC e transforme a área para beneficiar a população do Estado. Em março de 2021, inclusive, ela já havia anunciado, junto ao governo, a cessão dos galpões. Veja na matéria: Resultado do trabalho de Rose, SPU confirma polo do Ifes no Galpão do IBC.
“O espaço que a gente ocupa tem de ser o de fazer, com consciência e responsabilidade. Ocupar os galpões é uma grande oportunidade. O Ifes é a instituição que oferece a melhor educação técnica do país”, afirmou a senadora.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu o empenho de Rose. “Ela tem nos ajudado em muitas pautas em Brasília, não apenas nesta, e preciso agradecê-la. A senadora é uma lutadora. Para se ter ideia, ela é pela segunda vez presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO). E isso não é pouca coisa. Uma mulher capixaba que está hoje com o orçamento do país”, destacou Jadir.
Trabalho – Em seguida, o reitor anunciou que o Ifes vislumbra três pressupostos para o desenvolvimento do polo nos Galpões do IBC. O primeiro se trata de uma articulação em conjunto de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico para o bairro, a cidade, o Espírito Santo e o país, meta já em andamento a partir de reuniões com o setor produtivo e movimentos sociais da economia criativa, da arte e da cultura.
O segundo é observar o que já é oferecido em educação pelas instituições capixabas e complementar em vez de repetir, de modo a “promover o empreendedorismo e a inovação”. E o terceiro pressuposto é o da interdisciplinaridade: segundo Jadir Pela, o espaço dos galpões estará aberto a todas as outras instituições de ensino, às organizações sociais, ao Judiciário, aos inventores independentes e a todos os interessados.
Participações – Também presente no evento, o superintendente do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), Mauro Pavão Madureira, ressaltou a importância do dia para Vitória “com a destinação dos Galpões do IBC ao Ifes, uma área que pertence ao cidadão capixaba”. “Esta destinação confirma a necessidade de entregarmos o nosso imóvel da União a uma política pública que atenda aos interesses da comunidade”, disse.
Representando o governo do Estado, a secretária de Turismo do ES, Lenise Loureiro, enfatizou a importância de o projeto ser um “espaço visitado, de circulação de pessoas e uma oportunidade de crescimento da economia capixaba, de inovação e extensão da formação educacional”.
Comunidade – A Associação dos Moradores de Jardim da Penha participou dos debates e reuniões para a reivindicação dos Galpões do IBC sob a administração do Ifes. Coordenador-geral da associação, Ângelo Delcaro se disse emocionado com o momento. “Ter participado das conversas sobre este projeto é um orgulho. É um projeto incrível e tenho certeza que estará aqui dentro do Ifes a cultura e a tecnologia”, pontuou.
Ifes de Presidente Kennedy – Sempre em defesa da Educação e dedicada ao crescimento das escolas técnicas, a senadora Rose também conseguiu a confirmação do governo para a construção de um novo Ifes em Presidente Kennedy. A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental aconteceu na cidade essa quinta, 19, com a presença de Rose, do governador Renato Casagrande, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e outras autoridades.
Além disso, a senadora incluiu em suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada pelo Congresso, investimento para as unidades do Instituto nas cidades de Pedro Canário e Laranja da Terra.
Matéria completa sobre a solenidade em Presidente Kennedy: “É o polo que vai desenvolver diversas cidades”, afirma senadora Rose no lançamento da Pedra Fundamental do IFES de Presidente Kennedy