Escola Sesi de Referência sedia Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (20) 

 
A etapa estadual acontece em Jardim da Penha, Vitória, e reunirá alunos de escolas públicas e particulares 
 
Estímulo ao raciocínio lógico, trabalho em equipe, solução de problemas, inovação e diversão. Assim é a expectativa de alunos de 6 a 19 anos para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, que acontece neste sábado (20), das 8h às 17h, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. A competição contará com a participação de 90 equipes do Espírito Santo, sendo 39 equipes do Sesi ES, e as demais de escolas públicas e de escolas particulares. 
“A Olimpíada Brasileira de Robótica representa uma oportunidade única para nossos alunos e para a comunidade local. É um momento de celebrar a inovação e o talento dos jovens”, afirma a gerente executiva de Educação do Sesi ES, Tatiane Franco. 
Os alunos serão testados em duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. 
Durante a competição prática, cada participante poderá optar entre uma das provas presenciais: Robótica de Resgate ou Robótica Artística. Na Resgate, os estudantes deverão usar todo o conhecimento para programar um robô totalmente autônomo e salvar o máximo de vidas possíveis. Os robôs passarão por uma rampa para acessar o local onde há bolinhas pretas que simbolizam pessoas em situação de risco. Eles devem resgatá-las, passando por barreiras e levando-as em segurança para o ponto final. Tudo sem interferência das equipes durante a prova, colocando os conhecimentos de programação dos participantes em prática.  
Na Artística, o estudante deverá usar a criatividade e fazer uma apresentação de dança, teatro, mágica, show de comédia, entre outros, com a utilização de robôs. 
Já a prova teórica, os estudantes responderão questões de uma prova preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Todo o conteúdo está de acordo com o que já é visto na escola e mostra como a robótica pode ser utilizada para resolver e entender melhor problemas de ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens. 
“Com realização do Sesi, a OBR busca incentivar o desenvolvimento tecnológico entre os jovens do ensino fundamental e médio, mostrando que o universo dos circuitos, códigos e robôs pode ser fascinante e cheio de oportunidades”, concluiu Tatiane Franco. 
 
Por Natália Magalhães 
 

Natália Magalhães

Especialista em Comunicação

Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Site: www.findes.com.br



jornalresgate