
A convite de Rose, ministro da Educação lança nesta sexta pedra fundamental dos IFES de Laranja da Terra e Pedro Canário.
A convite da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, viaja de um ponto a outro do Espírito Santo nesta sexta-feira, 18, para lançar a pedra fundamental de duas novas unidades do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo): os campi do Sudoeste Serrano, no município de Laranja da Terra, pela manhã, e do Nordeste Capixaba, no município de Pedro Canário, à tarde.

As novas unidades resultaram de iniciativa da senadora para ampliar no Estado o acesso à educação profissional de qualidade, uma das prioridades do seu mandato. “Estaremos batendo um recorde nacional, de concretizar, em apenas duas semanas, a instalação de três novas unidades de um instituto federal de educação “, comemora ela.
O lançamento da pedra fundamental dos campi de Laranja da Terra e Pedro Canário ocorre apenas 15 dias após a assinatura de acordo entre o IFES e a prefeitura de Presidente Kennedy que oficializou o início das aulas, no próximo mês, em instalações provisórias, da unidade do Litoral Sul, outra conquista de Rose junto ao Ministério da Educação.
O custo total das duas novas unidades do IFES está estimado em R$ 46 milhões, R$ 23 milhões para cada unidade, investimento assegurado no orçamento do MEC deste ano, por negociações da senadora capixaba no Ministério da Educação.
Segundo Rose, as três novas unidades do IFES, que irão totalizar 25 campi, ajudarão a melhorar a baixa participação da educação profissionalizante na matriz de ensino no Brasil. Informa ela que as 3,7 milhões de matrículas na educação profissional no país correspondem a 10,4% do total das matrículas no ensino médio e a 14,3% no ensino superior.
“São percentuais inferiores aos observados em países desenvolvidos, que precisamos melhorar, porque o ensino profissionalizante não somente amplia a empregabilidade como aumenta a produtividade da economia e a inovação, fatores essenciais ao desenvolvimento”, completa ela.
A senadora informa ainda que os dois campi terão até 70 professores cada um. Com abrangência em sete municípios, incluindo dois de Minas Gerais, a unidade de Laranja da Terra oferecerá cursos na área agrícola e em gestão de negócios voltada para a agricultura familiar.
Já a unidade de Pedro Canário, que terá influência sobre nove municípios, três dos quais da Bahia, ministrará, entre outros, cursos de energia renovável, eficiência energética e tecnologia da informação voltada para a atividade agrícola.
“Não tenho dúvida de que esse avanço do IFES consolidará seu papel de instrumento fundamental no desenvolvimento do Espírito Santo ao preparar mão de obra qualificada para o mercado”, conclui Rose de Freitas.
O IFES oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a cerca de 36 mil alunos.
Assessoria e Comunicação